Publicidade

A dieta mais saudável do mundo: conheça a dieta mediterrânea

Baseada na vida dos moradores das regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, dieta está associada à saúde cardiovascular e à longevidade!

Baseada na vida dos moradores das regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, dieta está associada à saúde cardiovascular e à longevidade!
Dieta do mediterrâneo é considerada a mais saudável do mundo – Divulgação

Segundo um estudo publicado recentemente no The Lancet, realizado por mais de sete anos, a dieta mediterrânea é a melhor dieta para prevenção de doenças cardíacas!

Publicidade

Com análise de cerca mil pessoas, entre 20 e 75 anos e com obstrução das artérias coronárias – vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração -, eles descobriram os efeitos da dieta.

Divididos em diferentes grupos, todos se submeteram a diferentes dietas que priorizavam vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, peixes e aves. Contudo, a dieta mediterrânea apresentava mais azeites, nozes e peixes gordurosos, enquanto a dieta com baixo teor de gordura incluía mais grãos, batatas e legumes, além de enfatizar técnicas de cozimento com baixo teor de gordura.

Os que seguiram a dieta mediterrânea, então, tiveram significativamente menos ataques cardíacos, derrames e outros problemas.

“Essa dieta mostrou inúmeros benefícios, entre os quais estão a diminuição do risco da doença cardíaca e do derrame, além da prevenção do Alzheimer”, revela o cardiologista Francisco Pupo. “Também foi observado a melhoria da artrite reumatoide e proteção contra alguns tipos de câncer”.

Publicidade

A dieta mais saudável do mundo: conheça a dieta mediterrânea

Estudada desde a década de 50, a dieta mediterrânea tem se popularizado ao longo dos tempos. Isso porque modo de vida dos moradores das regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo está associado há bastante tempo à saúde cardiovascular e à longevidade.

Segundo outro estudo, pessoas que mantêm a dieta mediterrânea possuem um risco 26% menor de morte cardíaca súbita.

Essa dieta, portanto, é composta por comida fresca e natural; como, por exemplo, frutas, legumes, peixes (ricos em ômega 3), azeite, oleaginosas, grãos e cereais, além de um pouco de vinho. Leites e queijos são consumidos com moderação, enquanto a carne vermelha nunca.

Publicidade

Além disso, a dieta abrange vários grupos de alimentos, sendo mais fácil de seguir, em comparação com dietas restritivas.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade