Publicidade
Anvisa irá analisar pedido de medicamento da Pfizer – Pexels/Anna Shvets

Em meio à aprovação de países para o uso do medicamento oral da Pfizer contra Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta quarta-feira, 16, que recebeu o pedido da farmacêutica para a utilização emergencial do remédio no Brasil. No último sábado, 12, a China autorizou o uso do medicamento no país. 

Publicidade

A farmacêutica enviou à agência dados dos estudos realizados sobre o antiviral Paxlovid. Conforme a Anvisa, em nota, serão realizadas análises para verificar se os documentos enviados são realmente os necessários. Essa avaliação será feita nas primeiras 24 horas. “Se houver informações importantes faltando, a Agência pode solicitá-las ao laboratório”.

Conforme estudos da Pfizer, o medicamento desenvolvido que combina nirmatrelvir e ritonavir mostrou uma grande eficácia no combate à doença. A pílula resultou em uma redução de 89% nas hospitalizações, além de diminuir o risco de mortes pelo vírus

+++ Medicamento da Pfizer contra Covid-19 é aprovado na China

+++ Novak Djokovic não aceita participar de torneios que exigem vacinação contra Covid-19

Publicidade

ANVISA INFORMA QUE TEMPO DE AVALIAÇÃO DO MEDICAMENTO DA PFIZER É DE 30 DIAS

A avaliação para saber se o medicamento será liberado ou não para uso emergencial é de 30 dias, conforme a Anvisa. “A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência no processo”, explica o órgão. 

Ainda, a agência destacou que já tinha sido realizada uma reunião com a farmacêutica, antes do envio formalizado dos documentos para a aprovação do medicamento no país. Conforme a Anvisa, o encontro ocorreu no dia 19 de janeiro.

Publicidade