Publicidade
OMS fala sobre plano de transição da pandemia – Pexels/Sorapong Chaipanya

Até o final de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) irá apresentar uma atualização referente à pandemia de Covid-19: um plano de transição para uma fase de controle prolongado da doença. A meta foi anunciada nesta segunda-feira, 24, pelo diretor de Emergências Sanitárias da OMS, Mike Ryan.

Publicidade

Isso significa que o novo coronavírus passará a ser tratado como outras doenças respiratórias, como a Influenza. A ideia é que a saúde pública de cada país seja otimizada para estabelecer suas medidas. 

No entanto, Ryan ressaltou que ainda há um caminho a ser percorrido para que a doença seja desclassificada como emergência internacional. “Ainda há muito a ser feito, incluindo a redução da infecção descontrolada, especialmente em populações vulneráveis, e a redução do risco de surgimento de novas variantes”, disse durante reunião do Comitê Executivo da OMS. 

+++ Sul do Brasil é a região com maior rejeição à vacina contra Covid-19, conforme Datafolha

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, já afirmou que a fase aguda da pandemia pode acabar ainda este ano, desde que a desigualdade na distribuição de vacinas seja combatida.  

Publicidade

Com a taxa de mortalidade em 1,6%, o diretor de Emergências Sanitárias falou sobre a importância de reduzir esse número e as consequências a longo prazo, provocadas pelo contágio. Por isso a necessidade do aprimoramento de estratégias nacionais. 

+++ Fase aguda da pandemia pode chegar ao fim ainda este ano, conforme OMS

+++ Com projeto de vacinação em massa, cidade não possui moradores em UTI; 90% da população está com as duas doses

Publicidade

MIKE RYAN DIZ QUE ESTRATÉGIA SERVE PARA A PREPARAÇÃO DE PANDEMIAS FUTURAS

Conforme Mike Ryan, “a próxima pandemia, certamente, será causada por um agente respiratório”. Por conta disso, o diretor afirmou que esse plano será essencial para que o mundo saiba lidar melhor com pandemias futuras.