Publicidade
Fiocruz fala sobre terceira onde de covid-19 no Brasil – Unsplash/Glen Carrie

Após o início de 2022 ser marcado por uma forte onde de novos casos e óbitos por covid-19, no Brasil, as últimas semanas apresentam uma tendência de queda dessas taxas da doença. De acordo com o Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última sexta-feira, 08, as semanas de 20 de março a 02 de abril apresentaram indicadores de melhora

Publicidade

Segundo a Fiocruz, o cenário do vírus no Brasil é positivo, mas ressalta que isso não significa que a pandemia chegou ao fim. No entanto, conforme a fundação, a terceira onda da doença já demonstra um processo de extinção: “O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos”.

APESAR DE TEREM REDUZIDO, HOSPITALIZAÇÕES OCORRERAM MAIS ENTRE IDOSOS E CRIANÇAS

Mesmo com a queda na taxa de hospitalizações, dois grupos foram mais afetados nesse ponto: idosos e crianças. A quarta dose já está sendo aplicada em grupos da terceira idade ao redor do país, enquanto a vacinação para a faixa de 5 a 11 anos ainda ocorre de maneira lenta. “Para que se mantenha a tendência de redução dos principais impactos da pandemia, causando a diminuição do número de casos graves, internações e óbitos, é fundamental que se amplie a cobertura vacinal”, destacou a Fiocruz. 

+++ Paraíba é o último estado a desobrigar uso de máscaras no Brasil

+++ Mundo apresenta queda de mortes por covid-19, conforme OMS

Publicidade

Conforme os cientistas, o cenário ainda pode ser alterado pelo surgimento de novas cepas que podem ser mais graves. “Deve-se destacar que, como nas “ondas” anteriores, a redução é menos acentuada do que a intensidade dos momentos de subida dessas ondas”, disse a Fiocruz.