Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Fofinho, gostoso e saudável

Pão caseiro fit: não precisa sovar e a massa fica fofinha; ainda pode ser congelado

O segredo é usar um mix de farinhas com água morna para ativar o fermento

Nutricionista Isabelle Chaer Caiado Publicado quinta 5 agosto, 2021

O segredo é usar um mix de farinhas com água morna para ativar o fermento
Pão caseiro fit, sem sova; que tal? - Freepik

Seja para começar bem o seu dia, para o lanche da tarde ou da noite, enfim, o pãozinho pode ser estrela das suas refeições com uma massa totalmente funcional. “A farinha de castanha de caju é rica em minerais e gorduras boas, o que traz ótimos benefícios para o organismo”, explica a nutricionista Isabelle Chaer Caiado, do Art Beauty Center (São Paulo).

E é bem fácil de preparar! “O truque é usar água com fermento biológico seco, que ajuda no crescimento desse pão, fazendo com a massa fique bem macia”, ensina a nutricionista, que, aliás, aconselha que misture bem todos os ingredientes, para que a massa fique bem homogênea.

Outra dica é seguir o tempo de pausa. “Essa uma hora que a massa fica no forno desligado para crescer é essencial para você realmente ter um pão fofinho”, afirma Isabelle, que completa. “Escolha uma assadeira ou modele o pão no formato que você quiser antes de ir ao forno.”

Tem mais: após assar, basta colocar os pãezinhos em sacos herméticos e guardar no congelador por até 30 dias. Para descongelar, basta tirar um dia antes e deixar na geladeira ou colocar diretamente no forno, para assar, a 180º graus.

+++ Muffin de pasta de amendoim com banana: pronto em 13 minutos

Pão Funcional

Rendimento: 1 pão de forma

Tempo de preparo: 1h15 + 20 minutos de forno

Ingredientes

1 xícara (chá) de água morna

3 ovos

4 colheres (sopa) de azeite ou óleo de gergelim

1 e 1/2 xícara (chá) de mix de farinhas sem glúten

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de castanha de caju

1 colher (chá) de açúcar mascavo

10g de fermento biológico seco

1 colher (chá) de sal

Mix de sementes para decorar (chia, linhaça dourada, gergelim)

+++ Bolo de Prestígio Fit com cobertura de chocolate? Temos! Prepare já essa delícia

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem até formar uma massa uniforme (pode ser na batedeira também). Depois unte a assadeira que vai levar ao forno e despeje a massa. Coloque as sementes por cima. Deixe descansar por aproximadamente uma hora em um local mais abafado (dentro do forno desligado, por exemplo). Depois leve ao forno, em temperatura média, por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

* Xícara medidora utilizada: 200ml.

Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

+++ Bolo de Frutas com Castanhas: receita fit e sem açúcar; vem ver


Todas as quintas-feiras, publicamos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Isabelle Chaer Caiado, nutricionista do Art Beauty Center (SP) @artbeautycenter @isabellecaiadonutri - CRN 6433, é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP), possui formação em Nutrição Comportamental (Instituto NC) e Coaching Integral Sistêmico - VP (FEBRACIS), além de ser membro do IBNF - Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 02:08:25 (3032).