Publicidade
Bolo de prestígio fit com cobertura de chocolate para comer sem culpa – Freepik/ Imagem meramente ilustrativa

Quem disse que doce não pode ser saudável? Essa receita vai provar que dá sim para se deliciar com a combinação mais que perfeita do coco com chocolate, e ainda assim ficar livre das preocupações com intolerância à lactose e com a ingestão de açúcar em excesso.

Publicidade

“O bolo é feito com ingredientes, como o leite de coco, que tem origem vegetal, sem lactose nem glúten, tornando-se uma ótima alternativa para intolerantes a estes compostos. E com adoçantes naturais, como o xilitol e o eritritol, eles têm menor índice glicêmico comparado ao açúcar. E o melhor: nenhum dos dois deixa gosto residual,” comenta a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON – Centro Integrado de Evolução Corporal.

E, por fim, o chocolate 70%, mais popularmente conhecido como chocolate amargo, é uma excelente opção para os chocolovers de plantão, por ser fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes. “Ele é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão arterial, e estabiliza os níveis de glicose e colesterol”, explica a nutricionista.

Mãos na massa:

Bolo de Prestígio Fit

Publicidade

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 6 porções

+++ Bolo de Frutas com Castanhas: receita fit e sem açúcar; vem ver

Publicidade

Ingredientes Massa:

6 colheres de sopa de farinha de amêndoa (ou farinha de aveia);

2 colheres de sopa de farinha de coco;

Publicidade

2 colheres de sopa de coco ralado;

3 colheres de sopa de adoçante eritritol (ou xilitol);

1 colher de sopa de cacau em pó (100% cacau e sem açúcar);

Publicidade

2 ovos;

100 ml de leite de coco para a massa;

1 colher de sobremesa de fermento em pó;

+++ Creme de avelã caseiro: receita leva apenas 4 ingredientes

 

Ingredientes Cobertura:

1 barra (80g) de chocolate 70% cacau;

100 ml de leite de coco;

Modo de preparo

Em uma vasilha misture as farinhas, o coco ralado, o adoçante e o cacau em pó. Na batedeira, bata os ovos e despeje-os no recipiente com os ingredientes secos, adicione o leite de coco e misture até formar uma massa homogênea. Finalize adicionando o fermento em pó e incorpore suavemente a massa.

Disponha em uma forma untada, com óleo de coco ou manteiga.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 20 minutos.

Faça o teste do palito: espete-o no meio do bolo, e se sair limpo está pronto.

Cobertura:

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e adicione o de leite de coco para que fique levemente líquido. Misture bem. Despeje sobre o bolo. Sirva.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO está aqui para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicamos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que fazem a diferença no dia a dia.

Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON (@on.evolucaocorporal e @nutricionista.raquel), centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine