Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Saciedade e saúde

Esfriou? Confira receita de sopa cremosa de abóbora com gengibre

O prato traz sensação de saciedade e é fonte de antioxidantes; saiba como fazer

Nutricionista Maiara Souza Publicado quinta 6 maio, 2021

O prato traz sensação de saciedade e é fonte de antioxidantes; saiba como fazer
Aprenda a preparar uma deliciosa e saudável sopa de abóbora - Freepik

As noites frias pedem sempre uma sopinha. Varie seu cardápio com a abóbora, que é altamente nutritiva e fonte de fibras, confere sensação de saciedade.

O toque do gengibre garante uma suave picância, deixando a sopa mais saborosa. “Sem contar que este ingrediente também possui benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios”, explica Maiara Souza, nutricionista da Clínica Geisa Costa (Uberaba/MG). E mais: a sopa é bem democrática já que pode ser preparada com ou sem carne. Vem ver a receita. 

+++ Mousse de chocolate com pimenta e colágeno: uma explosão de sabores!

Sopa de Abóbora e Gengibre

INGREDIENTES

  • 1⁄2 abóbora japonesa
  • 2 xícaras de água 
  • 1 pedaço de 5cm de gengibre com casca e picado
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 300g de músculo cozido (opcional)
  • Uma pitada de sal
  • Sementes de girassol, de abóbora, linhaça, chia, gergelim para finalizar e decorar o prato
  • Cebolinha a gosto para decorar o prato

+++ Comfort food: maçã assada com especiarias e iogurte fica pronta em 10 minutos

MODO DE PREPARO

Pique a abóbora em fatias, coloque a água e cozinhe por 10 minutos até você conseguir retirar a casca. Transfira para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Pique a abóbora em cubos e volte à panela com água, tampe e cozinhe em fogo médio até́ ela ficar bem molinha (cerca de 40 minutos). 

Na panela de pressão, refogue o gengibre, a cebola e o alho no azeite e junte o músculo. Cubra a carne com água, deixando sobrar dois dedos acima da altura dela. Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar pressão ou até́ a carne ficar macia. Desfie a carne. Bata a abóbora no liquidificador ou processador.

ATENÇÃO: segure a tampa do liquidificador com um pano para evitar que o vapor empurre e abra. Corrija o sal. Misture o creme à carne desfiada e se necessário, acerte o tempero. Finalize com sementes e cebolinha. Agora é só se deliciar!


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta  @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.
 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:27:47 (2300).