Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Comida que abraça

Comfort food: maçã assada com especiarias e iogurte fica pronta em 10 minutos

A receita é fácil e pode ser uma ótima combinação para os dias mais frios do outono 

Maiara Souza Publicado quinta 22 abril, 2021

A receita é fácil e pode ser uma ótima combinação para os dias mais frios do outono 
Foto meramente ilustrativa de maçã assada - FREEPIK

Que tal uma sobremesa doce e quente, mas com fruta no lugar do chocolate? A maçã assada com especiarias e iogurte é uma daquelas comidinhas gostosas que aquecem o coração, a alma e o estômago. 

“Já ouviu aquele ditado popular, que uma maçã por dia mantém o médico longe? Não dá para deixar o seu médico de lado, pois a prevenção é o melhor caminho, mas o ditado surgiu, pois a maçã tem muitos nutrientes e faz bem para o coração, cérebro, intestino e sistema imunológico”, explica a nutricionista Maiara Souza, da clínica Geisa Costa, em Uberaba (MG). 

+++ Tem cacau em casa? Confira quatro receitas deliciosas para preparar com esse ingrediente tão amado por todos

Sem contar que os ingredientes são fáceis de encontrar e você consegue deixar a maçã, vista como sem graça por muitos, super saborosa. “Já as especiarias, como canela, gengibre e noz-moscada, possuem compostos bioativos como antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, que contribuem para uma boa saúde”, garante Maiara. 

Além de ter um aroma sensacional e ser uma combinação maravilhosa para os dias mais frios da estação, a sobremesa ajuda a matar a vontade de doce. Confira a receita. 

+++ Bala de colágeno? Receita fácil e gostosa; vem ver 

Maçã com especiarias e iogurte

Tempo de preparo: 10 minutos 
Rendimento: 1 porção 

Ingredientes
• 2 colheres de sopa de suco de laranja 
• 1 colher de sopa de mel
• 1 pitada de canela em pó́
• 1 pitada de gengibre em pó́
• 1 pitada de noz-moscada ralada 
• 1 maçã
• 1 pote de iogurte (140g)
• 1 colher de sopa de granola 

+++ Brownie de Banana: docinho e com textura crocante; faça já

Modo de Preparo

Em um recipiente coloque o suco de laranja, o mel, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Misture e reserve. Higienize a maçã e retire os miolos. Corte em 4 pedaços.

Coloque a maçã na mesma tigela dos demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sem parar, até os pedaços de maçãs ficarem molinhos. Coloque o iogurte em um copo e despeje a maçã cozida com especiarias por cima.

+++ Barrinha com cereais traz mais proteínas para o dia a dia; confira a receita

Polvilhe a granola para completar tanto em sabor quanto em textura, deixando a sobremesa crocante.  


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG). Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:23:45 (2126).