Testeira

Ano novo: torta de bacalhau tem receita com massa levinha; aprenda o passo a passo

O recheio saboroso com shimeji e azeitonas é perfeito para você começar 2021 arrasando na cozinha

Raquel Penha e Silva Publicado quinta 31 dezembro, 2020

O recheio saboroso com shimeji e azeitonas é perfeito para você começar 2021 arrasando na cozinha
Receita de bacalhau para o ano novo - Divulgação

Que tal preparar uma torta diferente para a ceia ou almoço de ano novo? A torta de bacalhau com shimeji é perfeita para essa ocasião. O peixe de baixo valor calórico é fonte de ômega 3, vitaminas, fósforo, cálcio e magnésio.

“A massa é com aveia e fica bem equilibrada com o recheio mais molhadinho, que leva bacalhau, shimeji, azeitonas e tomate”, explica a nutricionista Raquel Penha e Silva, da On – Centro de Evolução Corporal.

Dessalgue o bacalhau 

Seu prato não vai ficar salgado se você fizer essa técnica. “Lave o bacalhau na água corrente, retirando o excesso de sal. Depois coloque-o em uma panela, cubra com água. Leve ao fogo e conte 10 minutos quando começar a ferver. Desligue o fogo e escorra. Prove. Se continuar salgado, cubra com água novamente e deixe ferver por mais 10 minutos”, orienta a especialista, que completa: “É importante provar o bacalhau antes de fazer o recheio, principalmente quem precisa controlar o consumo de sal. E só usar o sal na receita se for necessário”

Torta de Bacalhau com Shimeji 
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 a 50 minutos

Ingredientes - Massa
•    2 xícaras de farinha de aveia 
•    5 colheres de sopa de azeite
•    ¼ de xícara de água
•    Sal marinho a gosto 

Ingredientes – Recheio
•    1 tomate picado
•    1 cebola picada
•    100 gramas de cogumelos shimeji picados
•    1 colher de sopa de azeite
•    200 gramas de bacalhau desfiado
•    ¼ de xícara de creme de leite fresco
•    ¼ de xícara de azeitonas pretas picadas
•    1 xícara de queijo ralado grosso
•    Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo – Massa
Amasse os ingredientes com a mão até ter uma massa homogênea, que não esfarele. Deixe descansando na geladeira por cerca de 20 minutos. Depois abra a massa e coloque numa assadeira de fundo removível ou em uma travessa de vidro que possa ir ao forno. Leve ao forno préaquecido a 200º C por 15 minutos. Enquanto a massa está no forno, faça o recheio.

Modo de preparo – Recheio
Refogue a cebola, acrescente o bacalhau desfiado e o shimeji. Mexa bem e acrescente o tomate. Continua mexendo até os ingredientes ficarem bem murchinhos. Por último adicione o creme de leite, a azeitona e o queijo ralado. Misture bem. Ajuste o sal, se necessário. Retire a massa do forno e adicione o recheio. Leve ao forno novamente por 30 minutos até que o recheio fique firme e que o queijo gratine. Retire do forno e sirva ainda quente.
Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

+++ Atenção chocólatras: bolo de cacau integral com cobertura de chocolate pra fazer, comer e congelar

+++ Mousse de Morango com Gelatina: sobremesa deliciosa, fácil e sem açúcar

+++Tortinha de frango perfeita para o lanche da tarde; fácil, fácil de fazer 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco.

“Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas", comenta.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:58:51 (1126).