Publicidade

Você fala com voz diferente com bebês? Prática curiosa é comum no mundo todo

Estudo buscou entender se hábito de falar com voz diferente, mais “fininha”, com bebês é comum no mundo todo!

Estudo buscou entender se hábito de falar com voz diferente, mais "fininha", com bebês é comum no mundo todo!
Prática é comum em 21 culturas – Pexels/Anna Shvets

Você, com certeza, já deve ter falado com uma voz diferente, mais fininha com bebês, não é mesmo? A prática que acontece não só com bebês, mas também animais de estimação e em outras situações é curiosa e instiga pesquisadores.

Publicidade

Por isso, um estudo publicado na revista científica Nature Human Behavior buscou entender mais se a prática, realmente, é popular. Assim, eles reuniram dados de 21 culturas e comprovaram: todas mudam o jeito de falar quando se comunicam com bebês.

Durante três anos, eles reuniram 1.615 gravações, de diferentes graus de conexão entre os bebês e adultos. “Devido a essa grande colaboração internacional, pudemos testar essa questão rigorosamente em muitos locais diferentes ao redor do mundo”, revela Samuel Mehr, líder do estudo.

Estudo ainda contribuiu para demonstrar como a voz diferente afeta os bebês

Os pesquisadores perceberam, além disso, que na maioria das gravações utilizaram um tom de voz mais fino e alto. Assim, concluiu que “as características acústicas da fala e da música dirigidas ao bebê são fortemente estereotipadas nas 21 sociedades estudadas aqui”.

Apesar disso, os responsáveis pelo estudo afirmam que são necessários mais estudos na área para poder entender como a mente molda esse nosso comportamento de forma oculta.

Publicidade

Por fim, eles reforçaram que o estudo não serviu para comprovar que todas as sociedades têm um jeito específico para falar com bebês, mas sim que essa é uma prática comum ao redor do globo.