Publicidade

Primeira morte por varíola dos macacos é confirmada no Brasil; vítima é o primeiro óbito fora da África

Caso aconteceu em Uberlândia, Minas Gerais, e confirmou primeira morte pelo vírus da varíola dos macacos no Brasil e fora da África, onde doença é endêmica

Caso aconteceu em Uberlândia, Minas Gerais, e confirmou primeira morte pelo vírus da varíola dos macacos no Brasil e fora da África, onde doença é endêmica
Vítima é o primeiro óbito fora da África – Freepik

Nesta sexta-feira, 29 de julho, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos, no Brasil. Não só isso, essa é a primeira morte pelo vírus fora da África, continente em que a doença é endêmica.

Publicidade

O paciente fazia parte do grupo dos 1066 infectados brasileiros. O maior foco, apesar disso, é no estado de São Paulo, que registra, dentre esses, 823 dos pacientes. Em Minas Gerais, por exemplo, onde aconteceu a primeira morte, são apenas 44 casos.

No comunicado oficial, portanto, o Ministério da Saúde informou que o paciente era homem, de 41 anos, de Uberlândia, Minas Gerais, com graves problemas de imunidade. O óbito aconteceu na quinta-feira, 28 de julho.

Primeira morte por varíola dos macacos acende alerta no Brasil; São Paulo já estuda compra de vacinas

Por conta da incidência maior de casos, São Paulo, na última semana, começou, então, avaliar a compra da vacina dinamarquesa, disponível na União Europeia e Estados Unidos.

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que ainda não há solicitações de registros para vacinas ou medicamentos específicos para monkeypox.

Publicidade

“Ministério da Saúde está em contato com a OMS e aguarda o avanço das tratativas com o fabricante para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possa definir o quantitativo a ser adquirido e a estratégia de imunização para o Brasil”, afirma.