bem-estar   / Melodias terapêuticas

Que tal passar o "domingão" escutando música? Ela diminui a ansiedade tanto quanto uma sessão de massagem

Ela pode afetar sua vida positivamente e de maneira muito real!

VIVA SAÚDE Publicado domingo 17 janeiro, 2021

Ela pode afetar sua vida positivamente e de maneira muito real!
Que tal passar o "domingão" escutando música? Ela diminui a ansiedade tanto quanto uma sessão de massagem - Pexels

Que “quem canta seus males espanta” todo mundo já sabe, né? 

Mas, ouvir música também tem a capacidade de nos fazer voltar atrás no tempo, animar uma festa ou criar o ambiente para uma noite descontraída e calma. Ela pode afetar sua vida positivamente e de maneira muito real!

São inúmeras as razões para se perder em uma melodia bonita, desde melhorar seu astral até aumentar sua motivação. Além disso, o que muita gente ainda desconhece é que isso pode ser um excelente aliado para a saúde! 

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais

Música diminui sintomas de depressão

Ouvir música pode fisiologicamente reduzir o estresse e até diminuir sintomas de depressão. Pesquisadores no Reino Unido chegaram a afirmar que certas canções são capazes de reduzir nossa ansiedade em 65%. Em outras palavras, a música pode ser um remédio para a mente. 

Ajuda a atenuar a TPM e enxaqueca

As canções usadas na meditação alteram a velocidade das ondas cerebrais. O resultado? Diminuição nos sintomas da temida TPM e melhora significativa nos casos de enxaqueca. Que tal criar uma playlist calma para ouvir durante o período pré-menstrual?

Música diminui a ansiedade tanto quanto uma sessão de massagem

Para quem acha que para combater a ansiedade é preciso “gastar dinheiro”, uma novidade boa. Ouvir música tem o mesmo efeito no corpo que uma sessão de massagem… diversão, economia e, por que não, atividade física, se você dançar enquanto dá o play na sua lista de canções preferidas?

Ajuda a curar nossas dores emocionais.

Músicas tristes podem, na realidade, induzir emoções positivas!

Um estudo de 2014 feito pela Universidade de Oxford descobriu que, quando as pessoas ouvem canções melancólicas, sentem mais empatia, porque se identificam com a tristeza expressa pelo artista, mas não viveram as “implicações na vida real” do acontecimento triste do qual ele canta. Isso, por sua vez, pode ter efeito catártico, segundo especialistas.

Melhora o sono

A música pode nos mergulhar em um clima meditativo. Ou seja, uma maneira mais que agradável de nos ajudar a dormir melhor!

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:47:04 (1325).