Ir para a cama com o celular e fumar são hábitos que causam insônia; Veja mais

Opte por uma refeição mais leve, pois um jantar pesado dificulta o adormecer e torna o sono agitado

VIVA SAÚDE Publicado quarta 7 outubro, 2020

Opte por uma refeição mais leve, pois um jantar pesado dificulta o adormecer e torna o sono agitado
Praticar exercício físico ao final da tarde e fumar são hábitos que causam insônia; Veja mais - Freepik

Você provavelmente sabe que dormir pelo menos sete horas todas as noites é essencial para garantir descanso físico e mental, aliviar o estresse, perder peso e permitir que o organismo tenha bom funcionamento.

Porém, existem alguns costumes do nosso cotidiano -  como ir para a cama com celular, tablet ou notebook - que não percebemos que podem ser prejudiciais para nossas noites de sono e, acabamos descansando menos, tendo como consequências o descontrole do apetite e emocional, problemas de memória e até ansiedade.

Por isso, se nos últimos tempos você tem sofrido para dormir, talvez precise abandonar alguns hábitos aparentemente inofensivos que te causam insônia. Veja alguns deles: 

 

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Olhar para o ecrã à noite

Ver televisão no quarto ou levar o computador, tablet ou telemóvel para a cama vão contribuir para que adormeça mais tarde, pois não só estimulam o seu cérebro, como a luminosidade própria desses equipamentos irá dificultar a libertação da melatonina, hormônio que ajuda a induzir o sono, atrasando assim a chegada do seu sono natural.

 


Beber café depois do jantar

Não beba café, chá preto ou outras bebidas com cafeína a partir do final da tarde. E não consuma bebidas alcoólicas nas duas horas anteriores de se deitar.

 

Fumar

Além de trazer diversos prejuízos para a saúde, o cigarro é estimulante e também atrapalha o descanso. Se você ainda não conseguiu abandonar o vício do tabagismo, evite fumar pelo menos 3 horas antes de ir para a cama para não sofrer com a falta de sono.

 

Ir dormir com o estômago cheio

Opte por uma refeição mais leve, pois um jantar pesado dificulta o adormecer e torna o sono agitado. Se estiver com fome antes de se deitar prefira comer alimentos que não pesem, como iogurtes sem açúcar, por exemplo. 

 

Praticar exercício físico ao final da tarde

Embora fazer exercício físico alivie o stress e a ansiedade devido à liberação de neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar, reserve-o para a manhã e início da tarde, já que se exercitar a partir do final do dia pode provocar dificuldade para adormecer.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 08:09:06 (497).