Publicidade

Cochilo pós-almoço melhora a atenção e a performance, diz especialista

Quando essa soneca acontecer, ninguém deve acusá-lo de preguiçoso; Confira

Cochilo pós-almoço melhora a atenção e a performance, diz especialista – Freepik

Os médicos confirmam: aquela vontade irresistível de tirar uma soneca depois do almoço faz bem. Mas atenção – são no mínimo 15 minutos e no máximo 40 minutos!

Publicidade

Essa cochilada é reparadora para o organismo e não prejudica a digestão porque o metabolismo está funcionando normalmente e, porque não dá tempo de entrar em sono profundo.

Como prova disso, um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situação tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 40 minutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Você tem insônia? Veja como fazer essas 4 posições de yoga que te ajudam a dormir

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Acorde mais cedo e com disposição! Veja 7 dicas para levantar pela manhã e fazer seu dia render melhor

 

Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse. Os cientistas também aferiram a pressão arterial e constataram que ela se apresentou mais baixa entre a turma que repousou. Em outras palavras, o impacto negativo do nervosismo sobre as artérias foi revertido mais rapidamente, impactando em uma melhora na performance e na atenção em geral dessas pessoas.

Publicidade

Também, para quem quer mais um argumento para se render à moleza vespertina, aí vai: a tentação de mergulhar no sofá logo que acaba a refeição atende a uma necessidade natural do organismo. “Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral”, explicou o cardiologista Marco Antônio Gomes para o Portal Veja Saúde. 

Ou seja, carentes de abastecimento, o cérebro e o coração trabalham em marcha lenta e a sonolência impera. Assim, quando essa soneca acontecer, ninguém deve acusá-lo de preguiçoso! Afinal, há um motivo fisiológico. 

Publicidade