Publicidade
Pessoas otimistas podem ter uma vida mais longa – Freepik/rawpixel.com

Pesquisadores norte-americanos utilizaram dados de inscritos no Estudo Normativo de Envelhecimento dos Veteranos dos EUA entre 1961 e 1970. Foram analisadas informações de 233 homens participantes com a média de 21 anos, em que os níveis de estresse desse público foram monitorados em 2002 até 2010. “Descobrimos que homens mais otimistas relataram ter menos estressores diários, o que explicava parcialmente seus níveis mais baixos de humor negativo”, disse a professora assistente de psiquiatria na Universidade de Boston, Dra. Lewina Lee, ao The Guardian.

Publicidade

Um estudo de 2019, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrou que o otimismo pode fazer uma pessoa viver de 11 até 15% mais do que pessoas mais pessimistas. “Nossas descobertas levantam uma possibilidade empolgante de que podemos promover um envelhecimento saudável e resiliente cultivando ativos psicossociais, como otimismo”, disse Lee, principal autora do estudo.

+++ Enxaqueca pode estar relacionada à qualidade da vida sexual; Entenda

+++ Consumir alimentos específicos pode auxiliar no aumento de energia diária

OTIMISMO NÃO SIGNIFICA IGNORAR RISCOS

Ser otimista pode ser facilmente confundido com uma pessoa que não enxerga os perigos de uma situação, mas essa é uma concepção equivocada. A pesquisadora Lewina Lee explica que se trata de um autoconhecimento, em que o indivíduo identifica os seus pontos fortes, exemplos de sucesso durante sua história até que essa pessoa alcance uma autoconfiança.

Publicidade

O estudo feito com os homens foi publicado no Journals of Gerontology, e a cientista espera que os achados também se apliquem às mulheres mais velhas. A pesquisa apontou que os homens mais otimistas limitassem sua exposição a situações estressantes ou fossem menos propensos a perceber ou rotular situações como estressantes”

 

Publicidade