Consumir alimentos específicos pode auxiliar no aumento de energia diária

Monik Cabral, nutricionista, dá dicas de quais alimentos devem ser inseridos na alimentação de rotina para obter um ganho de energia significativo

Nutricionista fala sobre alimentos que podem aumentar energia – Freepik/freepik

A sensação de cansaço pode ser uma das grandes vilãs de produtividade para a sociedade. Muitas vezes, mesmo com uma longa noite de sono, parece que no início do dia toda a energia do corpo já se foi. Porém, para a nutricionista Monik Cabral, é possível alcançar um boost de energia com mudanças de hábitos alimentares.

Publicidade

De acordo com a médica, existem diversos tipos de alimentos diferenciados que, se incluídos na alimentação diária, podem auxiliar a espantar a sensação de cansaço permanente. “Podemos associar diferentes tipos de alimentos a diferentes necessidades. O gengibre, por exemplo, é conhecido por ter ação termogênica e anti-inflamatória. Então, que tal tomar um shot ao acordar?”, sugere.

+++ Atenção: alguns tipos de panelas podem contaminar os alimentos com a liberação de metais

Para o aumento da disposição para treino, a especialista recomenda o consumo de ginseng e guaraná em pó. Para uma melhor disposição sexual, deve-se consumir maca peruana e tribulus terrestris em pó. Já para realizar as tarefas do dia a dia com disposição, Monik recomenda o consumo de verduras, legumes e frutas. “Se ao fim da tarde bater aquele soninho, podemos tomar ainda chá verde ou café com canela”, afirma.

Além disso, Monik Cabral acredita que o suco de beterraba com guaraná em pó e gengibre também pode ajudar a dar um ‘up’ na energia. “A beterraba tem nutrientes que ajudam na vasodilatação. Porém, para quem busca um termogênico natural, pode-se considerar café com óleo de côco e canela em pó, aconselha.

Publicidade

+++ Alimentação pode ser aliada para melhora da memória e a prevenção de danos, indica estudo

+++ Vitaminas orais e nutracêuticos agem contra o estresse e outros males da vida moderna

RECEITA PARA ESTÍMULO DE ENERGIA PRÉ-TREINO

Existem, ainda, outros alimentos que são aliados na busca por energia, como o cacau em pó e as pimentas. “Pimentas têm um alto teor de capsaicina, substância termogênica que estimula a produção de endorfina”, explica. Por fim, Monik também preparou receitinhas que podem auxiliar o pré-treino. “Antes de ir para a academia podemos criar um café termogênico com café, canela, cacau em pó e uma pitada de pimenta caiena. Ou, então, um suco energético com suco natural de fruta, ginseng em pó e guaraná em pó”, aponta. 

Publicidade

A nutricionista chama atenção para as variações que podem ocorrer de acordo com a saúde dos consumidores. “Não recomendo tais receitas para pessoas hipertensas, por exemplo. É necessário avaliar as particularidades de cada paciente”, explica.


Sobre a fonte:

Monik Cabral é nutricionista formada há 9 anos pela UGF (Universidade Gama Filho) no RJ e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004.  Atuou como nutricionista de atletas profissionais (futebol) do time da Portuguesa-ILHA, alinhado com seu consultório particular. Fez pós-graduação em nutrição funcional e esportiva (VP- Centro de Nutrição Funcional). Participou do programa “100 desculpas”, junto com a atriz Maria Joana, onde dava dicas de nutrição e fazia desafios. Atualmente, faz parte do programa  “6k7d” de Fernanda D’ávila, sendo a nutricionista do programa

Publicidade