Publicidade

Emoções positivas ajudam a preservar memória, mostra estudo americano

A pesquisa analisou dados de 991 adultos de meia-idade e idosos

Emoções positivas ajudam a preservar memória, mostra estudo americano – Freepik

Sentimentos positivos como alegria e animação ajudam a preservar a memória ao longo do envelhecimento, de acordo com um estudo publicado no periódico Psychological Science.

Publicidade

A pesquisa analisou dados de 991 adultos de meia-idade e idosos, que participaram de uma pesquisa norte-americana em três datas: de 1995 a 1996, 2004 a 2006 e 2013 a 2014 — com um intervalo de nove anos entre os últimos dois períodos. 

E, a cada avaliação nos três períodos, os participantes deveriam relatar quais emoções positivas sentiram nos últimos trinta dias e, nas duas avaliações finais, eles também tinham que fazer testes de memória, como repetir as palavras logo após serem ditas e, novamente, quinze minutos depois.

+++ VEJA TAMBÉM: Qual é o óleo mais saudável para cozinhar, fritar ou temperar?

+++ VEJA TAMBÉM: Cuidado na hora de comprar: Leite em pó e composto lácteo são quase iguais só no rótulo
O estudo levou em conta a idade, sexo, educação, depressão, sentimentos negativos e extroversão.

Publicidade

Qual foi a conclusão da pesquisa? 

A conclusão é que, de fato, a memória diminui com a idade, entretanto, os indivíduos com níveis mais altos de ‘afeto positivo’ tiveram um declínio de memória menos acentuado ao longo de quase uma década.

Assim, segundo os pesquisadores, o resultado é importante porque contribui para o banco de pesquisas que mostram o papel das emoções positivas no envelhecimento.

Publicidade