saude   / Opções

Qual é o óleo mais saudável para cozinhar, fritar ou temperar?

O azeite de oliva é o mais indicado em todos os preparos

VIVA SAÚDE Publicado sexta 6 novembro, 2020

O azeite de oliva é o mais indicado em todos os preparos
Qual é o óleo mais saudável para cozinhar, fritar ou temperar? - Freepik

Quando o assunto é gorduras e óleos, temos dezenas de opções disponíveis e é complicado saber qual delas será a "mais saudável”, certo?

As prateleiras dos supermercados têm de tudo! E, nos dias de hoje, apesar de ter-se mais informações, elas muitas vezes se confundem, porque há muito debate sobre os benefícios e os danos que podem vir do consumo de diferentes tipos de óleos e gorduras.

Afinal, qual a melhor opção para refogar durante uma receita, grelhar uma carne ou temperar uma salada?

+++ VEJA TAMBÉM: B12, a "supervitamina": Saiba o que é e como ela pode ser vital para o organismo

+++ VEJA TAMBÉM: Você sente fome com frequência? Isso pode ser um sinal de que você precisa comer mais proteínas

Quanto aos óleos refinados, o processamento de desodorização e refinamento remove alguns ácidos graxos e fenólicos. Ou seja: óleos de canola, milho, girassol e soja, bem como a margarina, devem ser evitados da alimentação.

Eles são fontes de ômega-6, e seu excesso pode estimular NFK-beta, responsável pela inflamação no nosso organismo, aumentando o colesterol LDL, bem como o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Dica: Uma dica bem legal é que alguns alimentos não precisam de nenhum tipo de óleo! Um filé de frango você pode fazer no limão, um ovo dá para fazer sem nada na frigideira antiaderente, uma carne moída pode ser feita na panela também, sem acrescentar óleo ou azeite, porque ela solta a própria água dela... Pense nisso, que tal?

TIPOS MAIS INDICADOS

Óleo de coco

Use para fazer preparações em alta temperatura ou consumir frio, por cima de preparações. Todos podem usar, com exceção de pessoas que têm problemas com gases, pois ele pode ser difícil de digerir.

Azeite de oliva

Ele é o mais indicado em todos os preparos, tem o cozimento de até duzentos graus. Use para assados, refogados, ou frio sobre a comida. Em preparos, use o azeite tradicional e para finalizar os pratos utilizar o extra virgem.

Óleo de abacate

Esse pode ser usado em altas temperaturas. O uso de uma colher antes do almoço ajuda até mesmo no emagrecimento.

Óleo de linhaça

Anticâncer, pelo seu efeito anti tumoral. Bom para finalizar as preparações e, usar frio para temperar saladas.

MANTEIGA OU MARGARINA?

Outro fator muito questionado é o uso da manteiga e da margarina. Entre a gordura saturada da manteiga e a gordura trans da margarina, qual é a opção mais saudável para o dia a dia?

O guia alimentar da população brasileira aponta o fato positivo de a manteiga ser um produto extraído do leite (um alimento in natura). Isso significa que ela é menos industrializada do que a margarina, que é um alimento ultraprocessado.

Com isso, deve-se optar pela manteiga e evitar ao máximo o uso da margarina. Também, uma opção ainda mais saudável seria a manteiga ghee.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:25:46 (752).