Treino com eletroestimulação: Promove a tonificação muscular e alivia dores crônicas

Segundo o personal trainer Rodrigo Barros, com esse método à contração muscular é similar a contração voluntária, porém, melhora o trofismo

Yasmin Massih com supervisão de Marina Pastorelli Publicado sexta 13 novembro, 2020

Segundo o personal trainer Rodrigo Barros, com esse método à contração muscular é similar a contração voluntária, porém, melhora o trofismo
Treino com eletroestimulação: Promove a tonificação muscular e alivia dores crônicas - Freepik

A busca por resultados mais eficazes e satisfatórios fez com que novas tecnologias surgissem na área fitness!

Nesse sentido, a eletroestimulação, utilizada há anos no campo fisioterapêutico e médico, passou a ser uma aliada também na hora de praticar exercícios e melhorar o condicionamento físico de centenas de pessoas, sabia?

"No treinamento com eletroestimulação elétrica a contração muscular é similar à contração voluntária, porém melhora o trofismo e, dependendo da corrente, aumenta o volume da massa muscular, auxilia a oxigenação celular, atingindo fibras mais profundas e apresentando menos resistência”, disse o personal trainer Rodrigo Barros para o Portal Viva Saúde.

+++ VEJA TAMBÉM: Você conhece a positividade tóxica? Saiba como reconhecer frases e atitudes que parecem ser boas, mas não são
+++ VEJA TAMBÉM: 'Sou o perdão em ação'! Nove mentalizações para começar a semana em paz -- com você e com o Universo 

Além disso, os treinos, que duram cerca de vinte minutos, trabalham o corpo inteiro de forma rápida e intensa. Através de eletrodos colados no corpo e interligados em um aparelho, são promovidos estímulos elétricos que geram uma contração dos músculos, ativando diversas regiões do corpo enquanto o aluno pratica as atividades orientadas pelo professor. 

E, os efeitos da sessão seguem reverberando nas células musculares por até 72 horas após o treino. Assim, as atividades físicas praticadas com a eletroestimulação chegam a ativar 300 músculos simultaneamente, trabalhando diferentes áreas corporais em pouco tempo.

"Alguns estudos já mostraram a eficácia do treinamento com eletroestimulação até na incontinência urinária em mulheres e indivíduos com insuficiência cardíaca, mostrando-se ser um excelente método e totalmente seguro”, explicou Rodrigo. 

MAIS BENEFÍCIOS

  • Gera ganho de força
  • Promove a tonificação muscular
  • Induz a redução de celulite
  • Diminui a flacidez
  • Ajuda no emagrecimento
  • Melhora a postura
  • Alivia dores crônicas
  • Melhora a condição cardiorrespiratória


INDICAÇÕES 

Antes de optar por essa prática, o aluno deve passar por uma avaliação física e médica para que as suas condições de saúde sejam compreendidas. Caso a pessoa se apresente apta e condicionada, são indicados, no máximo, dois treinos com eletroestimulação por semana. Também é possível alternar a técnica com outras atividades, a fim de potencializar os benefícios do treino.

Mas lembre-se, nada de fazer esse tipo de treino sem o acompanhamento de um profissional qualificado, somente ele saberá a corrente elétrica correta para se aplicar nesse método”, disse o personal.

Último acesso: 06 Dec 2020 - 01:57:05 (813).