Publicidade

Evite flacidez! 4 dicas para emagrecer sem ficar flácida no corpo e no rosto

Uma alimentação rica em proteínas é um dos truques

Evite flacidez! 4 dicas para emagrecer sem ficar flácida no corpo e no rosto – Pinterest

Perder peso é uma preocupação constante, não só pela estética, mas também pela saúde, não é mesmo?

Publicidade

Quando o emagrecimento é maior do que aqueles dois “quilinhos”, entra em jogo não só as questões com a alimentação e o ritmo de exercícios, mas a ansiedade com resultados futuros. Geralmente surge a temida pergunta: “será que vou conseguir emagrecer sem ficar flácida?”

Mas afinal, por que a flacidez pode acontecer? Bom, é uma felicidade quando ocorre a queima de gorduras, mas a má notícia é que durante o emagrecimento existe a queima de músculos também. Além disso, a gordura que sobra tende a se acomodar próxima a pele, o que dá o aspecto de “murcho”.

Então, para evitar esse problema é preciso incorporar algumas atitudes que ajudarão a manter o corpo e o rosto firmes mesmo depois do emagrecimento!

Publicidade

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Publicidade

Primeiramente, um processo de perda de peso saudável acontece quando se diminui até, no máximo, um quilo por semana. Esse é o número ideal para evitar a flacidez e também para aumentar a probabilidade de o peso reduzido ser mantido. 

ESTIMULE A PRODUÇÃO DE COLÁGENO 

Além disso, uma alimentação rica em proteínas (seja de origem animal ou vegetal) vai fazer com que o corpo naturalmente produza mais colágeno, portanto aposte em fontes de proteínas boas, como carnes magras (frangos e peixes) e vegetais verde-escuro (como brócolis). 

Publicidade

PRATIQUE MUSCULAÇÃO 

A tendência de quem está em processo de emagrecimento é querer fazer muito exercício cardiovascular, como correr, caminhar e pedalar, devido a crença de que são atividades que farão perder mais calorias. Entretanto, a manutenção ou a criação de massa muscular magra é primordial.  

Também, a musculação irá contribuir para o ganho de massa muscular, que é muito importante para manter o novo peso a longo prazo e evitar flacidez. Ter um bom nível de massa magra possibilita maior gasto de calorias ao longo do dia, mesmo quando você não está treinando.

Publicidade

COMO EVITAR FLACIDEZ NO ROSTO?

Em primeiro lugar, cuidado ao praticar exercícios ao ar livre, já que a exposição solar desprotegida degrada o colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas. Portanto, sempre use um protetor solar ao se expor à luz do dia! 

Também, exercícios físicos de alto impacto — como a corrida — podem contribuir para o surgimento de flacidez na face devido à ação da gravidade. Prefira exercícios de leve impacto, como uma caminhada, para evitar o indesejado efeito bochecha de buldogue, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando estamos jovens torna-se um triângulo comum. 

E, as expressões que realizamos durante os exercícios geram pequenas demarcações momentâneas na pele devido à movimentação da musculatura, portanto, evite fazer caretas durante a atividade física.