Publicidade

Efeito sanfona: o bumerangue do peso para quem não aprendeu a se alimentar da forma correta

Na coluna desta semana, Jamar Tejada explicou como as constantes variações de peso afetam a saúde e bem-estar e como as dietas muito restritivas são os principais aliados do efeito sanfona

Efeito sanfona: o bumerangue do peso para quem não aprendeu a se alimentar da forma correta – Freepik / @kamranaydinov

Emagrecer pode ser uma tarefa fácil, mas manter-se magro… nem tanto! Muitos sofrem com episódios repetidos de perda e ganho, perda e ganho, perda e ganho. O chamado “efeito sanfona” ou “efeito ioiô” que acontece muito após a realização de dietas muito restritivas ou utilização de medicamentos redutores do apetite.

Publicidade

Quando o indivíduo aumenta a ingestão de calorias de forma rápida e intensa, acaba recuperando todo o peso perdido e, na maioria das vezes, ainda ganha alguns quilos a mais. Mas como e por que este efeito ocorre?

É sabido que a obesidade é uma doença pandêmica e crônica causada pelos mais diversos fatores e que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, assim como todo mundo sabe a fórmula básica nessa luta: mudanças no estilo de vida e hábitos mais saudáveis, incluindo a diminuição da ingestão calórica e a prática regular de exercícios físicos.

Parece tão simples quando se lê não é? O problema não está na mudança, mas em mantê-la contínua!  

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Publicidade