Meu filho engasgou, o que devo fazer? Bombeiro explica como lidar

Bombeiro alerta como agir em casos de engasgo de bebês e crianças, destacando a calma e seguir as orientações corretamente como papel principal no momento de desespero!

Bombeiro alerta como agir em casos de engasgo, destacando a calma e seguir as orientações corretamente como papel principal
Bombeiro alerta passo a passo nesses casos – Pexels/Pixabay

“Meu filho engasgou, e agora?”. Bom essa é a dúvida de muitos pais e responsáveis. Assim sendo, até hoje, o engasgo de bebês e crianças é uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil; segundo a Revista de Pediatria da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, por exemplo, em média 195,27 crianças faleceram, de 2009 a 2019, pela causa.

Publicidade

Seus altos índices são consequências, não só por conta da curiosidade dos bebês e pequenos que ingerem facilmente pequenos itens. Mas também, em muitos casos, os pais ou responsáveis não sabem agir corretamente, dificultando ainda mais o salvamento.

Segundo o bombeiro Souza Junior, o primeiro, e um dos mais importantes, passos é manter fora de alcance qualquer objeto pequeno suficiente que uma criança possa colocar na boca. Como ele explica, só essa pequena ação já reduz muitas chances de engasgo.

Além disso, ele alerta que qualquer curso básico de primeiros socorros de engasgo pode ser útil a novos pais.

Meu filho engasgou, o que devo fazer?

“A recomendação é sempre ligar para o 193″, destaca o especialista na área. “O bombeiro irá orientar como agir, geralmente enquanto está orientando a realizar as manobras, uma viatura de resgate já está sendo deslocada para atendimento. Se as orientações forem suficientes para desobstruir, a viatura é cancelada no deslocamento, mas esse é o procedimento para não perder tempo”.

Publicidade

Por fim, ele explica: “mantenha a calma e preste o primeiro atendimento à criança. Enquanto um faz a manobra, outro entra em contato com 193 para buscar atendimento”. “O corpo de bombeiros vai orientar os procedimentos corretos para desobstruir”, finaliza o bombeiro.

Manobra de Heimlich: se for em bebês, consiste em: colocá-lo de barriga para baixo sob uma de suas pernas; segurar sua boca aberta; fazer entre uma e cinco compressões firmes contra seu dorso. Já em crianças maiores e até adultos, você deve fechar sua mão dominante e colocá-la entre o umbigo e o final da caixa torácica do engasgado; com a outra mão, segure a dominante fechada, o cercando; por fim, faça as compressões firmes em seu abdômen.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade