Lazer é fator essencial na prevenção do Alzheimer, afirma estudo
Estudo, além disso, revelou quais são as melhores atividades de lazer na redução de riscos de demências, em especial o Alzheimer
Estudo, além disso, revelou quais são as melhores atividades de lazer na redução de riscos de demências, em especial o Alzheimer
Segundo novo estudo publicado na revista Neurology, nesta quarta-feira, 10 de agosto, o lazer é uma das principais prevenções contra demências, em especial o Alzheimer.
Com uma amostra de 2 milhões de pessoas, foram respondidas perguntas sobre os hábitos de lazer, ou seja, o que eles praticavam por prazer e/ou bem-estar. Durante três anos, então, os pesquisadores acompanharam esses pacientes e perceberam que os que praticavam ao menos uma dessas atividades frequentemente reduziram os seus riscos de desenvolver demências.
“Hábitos como fazer artesanato, praticar esportes ou se envolver com voluntariado estavam associados a um risco reduzido de demência”, explica Lin Lu, principal responsável pelo estudo.
Nas perguntas feitas durante o estudo, além disso, os pesquisadores ainda dividiram as atividades citadas em três categorias: mentais, físicas e sociais. No primeiro grupo estavam ler, escrever, ouvir música, tocar instrumentos, usar o computador e fazer artesanato; no segundo, caminhada, natação, corrida, ciclismo, ginástica, esportes coletivos, ioga e dança; e, por fim, no terceiro, eventos sociais, com interação com outras pessoas.
Assim, a pesquisa concluiu que o grupo que realiza atividades mentais são os mais beneficiados. Para eles, os riscos de Alzheimer reduziram em 23%; em seguida, os que fazem atividades físicas, reduzidos em 17%; e 7% para aqueles que realizam atividades sociais. No total, a redução nos riscos de demências, em especial Alzheimer, foi de 17%.