Nova inteligência artificial facilitará diagnóstico de Alzheimer, mesmo em estágio inicial

Uma pesquisa britânica criou uma nova inteligência artificial que poderá diagnosticar a Doença de Alzheimer em um só simples exame

Uma pesquisa britânica criou uma nova inteligência artificial que poderá diagnosticar a Doença de Alzheimer em um só simples exame
Nova inteligência artificial facilitará diagnóstico de Alzheimer – Pexels / Anna Shvets

A Universidade Imperial College London, no Reino Unido, criou uma inteligência artificial capaz de identificar a Doença de Alzheimer mais facilmente que os métodos conhecidos hoje em dia. Segundo os pesquisadores responsáveis, com uma só imagem, ela consegue identificar a doença, mesmo em estágio inicial — o que é bem difícil.

Publicidade

A pesquisa, a partir de um software que classifica tumores de câncer e o aplica nas imagens obtidas do cérebro, foi capaz de mapear mais precisamente o órgão. Assim, eles desenvolveram a IA que mostra mudanças que podem indicar com precisão a existência da condição.

O algoritmo foi testado, portanto, em ressonâncias magnéticas de mais de 400 pacientes. Dentre eles, haviam diagnosticados com Alzheimer, além de pessoas saudáveis e aqueles com outras condições neurológicas, como o Parkinson.

Inteligência artificial tem precisão de mais de 90% no diagnóstico de Alzheimer

Segundo o estudo, a nova inteligência tem precisão de 98% dos casos, identificando ou não a doença. Além disso, em 79% desses, ela a encontrou ainda em estágio inicial, facilitando o tratamento.

Esse novo método ainda foi capaz de distinguir o Alzheimer de outras doenças também neurológicas, no mesmo exame: “Muitos pacientes que apresentam Alzheimer em clínicas de memória também têm outras condições neurológicas, mas mesmo dentro desse grupo nosso sistema pode distinguir os pacientes que têm Alzheimer”, conta o professor responsável pelo estudo, Eric Aboagye.

Publicidade