Especialista explica como retomar as atividades físicas pós-covid com segurança

Apesar de um aumento nos casos, os espaços de treinos seguem funcionando e requerem uma atenção especial aos recém-recuperados da covid-19

Como retomar as atividades físicas pós-covid com segurança
Como retomar as atividades físicas pós-covid com segurança – Pexels/Monstera

Nas últimas semanas, o Brasil enfrenta uma crescente nos casos de covid-19 um tanto diferente quanto as anteriores, uma vez que todas as atividades de convívio social já foram 100% restabelecidas.

Publicidade

E, dessa forma, esta nova onda de infecção reflete os contratempos que recém-recuperados, os que estão no pós-covid, se deparam diante as diversas sequelas do contágio em meio à vida ‘normal’. Um dos mais apontados é, portanto, as múltiplas dificuldades para a retomada às atividades físicas.

O personal trainer Cássio Fidlay relembra que essas são consequências, principalmente, dos efeitos do vírus nas vias respiratórias que causam a falta de ar, o cansaço e a fraqueza muscular.

E, assim, ele explica que, mesmo parecendo difícil, é importante uma retomada gradual às atividades, visto que ela auxilia na sua recuperação: “Fazer isso o quanto antes é uma ótima maneira de minimizar sequelas”, orientou Cássio. Além disso, o personal realça que o ritmo tem que ser desacelerado e recuperado progressivamente.

Qual o melhor treino para fazer na retomada de atividades físicas pós-covid?

Independente do seu condicionamento físico anterior ao contágio, é importante que sua nova leva de treinos considere a atual situação e, assim, tenha, em primeiro momento, o único objetivo de melhorar sua saúde e não seu desempenho físico.

Publicidade

“O ideal é retornar com exercícios que não elevem muito a frequência cardíaca. Procure mais exercícios isolados, que movimentam menos e exijam menos condicionamento. Evite exercícios ou esportes que são difíceis de dosar o esforço, tais como Crossfit, spinning, dança, corrida, ciclismo, futebol, basquete, vôlei, etc. Faça o fortalecimento muscular (musculação) e evite perder massa”, completa Cássio Fidlay.

Por fim, o personal destaca a importância de uma boa alimentação para sua saúde como um todo.

Publicidade