Diabete gestacional e outras doenças podem ser prevenidas com treino na gravidez
A educadora física Carol Borba fala sobre benefícios do treino na gravidez, incluindo a prevenção da diabete gestacional, entre outras doenças
A educadora física Carol Borba fala sobre benefícios do treino na gravidez, incluindo a prevenção da diabete gestacional, entre outras doenças
Se engana quem pensa que durante a gestação o ideal é ficar de repouso absoluto. O treino na gravidez é muito bem-vindo, com autorização médica. Muitas grávidas querem manter o ritmo saudável, claro, sem prejudicar o bebê. Por isso, as futuras mamães às vezes ficam inseguras na hora de decidir se continuarão se exercitando ou não. Mas não tem desculpa, se seu obstetra der o aval, os exercícios podem ser bastante benéficos nesse período.
A educadora física e influenciadora digital Carol Borba, que está no sexto mês da gravidez de Diana, não parou de treinar em nenhum momento. “Descobri a gravidez de quase 3 meses, então treinei mais do que deveria, porque não sabia que estava grávida. Mas desde que descobri, não parei de treinar em nenhum momento”, contou a musa, que ainda ressaltou ter diminuído a intensidade dos treinos.
Além dos benefícios estéticos, como a ajuda no controle de peso, praticar exercícios durante esses meses de gestação, desde que com autorização médica, também auxilia a melhorar o condicionamento físico e evita doenças gestacionais como a diabete e pré eclampsia.
Carol cita também as ajudas psicológicas que os treinos trazem como a sensação de autocuidado, segurança, além de levantar a autoestima. Ela está aproveitando o momento também para fazer outros treinos em que pode se conectar com a sua bebê, como a yoga gestacional.
“Tem sido um momento único e muito mágico”, conta. Carol ainda enfatiza a importância dos treinos em qualquer época da vida: “Treinar durante a gestação é tão importante quanto treinar fora da gestação!”. Formada em educação física, a musa fitness indica os melhores exercícios para as futuras mamães.
“Pedalar na bicicleta é ótimo para melhorar o condicionamento físico e para deixar o aeróbico ainda treinado. Fazer caminhada, exercícios dentro d’água, como hidroginástica, e pilates também são ótimos”, recomenda Carol. Ela ainda evidencia a importância de sempre ter a ajuda de um profissional.
A influenciadora ainda chama atenção para alguns cuidados necessários, como evitar ao máximo a pressão abdominal e qualquer exercício que trouxer desconforto. Para os exercícios executados deitada, o ideal é trocar por um banco inclinado para ajudar na hora de levantar e prevenir eventuais náuseas e tonturas. Isso, porque a veia cava, que leva o sangue do corpo para o coração, passa na região do abdômen e, quando estamos deitadas e com o bebê crescendo, acabamos pressionando essa veia.
“O mais importante é sempre perceber que não é hora de passar dos limites e é hora de respeitar, ainda mais, o corpo e o que ele está pedindo”, ressalta.
Carol Borba tem usado o seu canal do Youtube para compartilhar uma sequência de treinos para as grávidas fazerem em casa e na academia, e dicas do que fazer e não fazer durante a gestação.