Melasma: tem cura? Tem tratamento? Dermatologista responde

Condição provoca surgimento de manchas escuras na pele da face e afeta principalmente mulheres

Dermatologista fala sobre melasma – Pexels/Spela Jambrisko

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escura na pele, principalmente na região da face, pescoço, colo e braços. As mulheres entre 25 e 30 anos são as mais afetadas, mas também pode ser vista em homens. 

Publicidade

As causas do surgimento do melasma são múltiplas: Existem diversos fatores relacionados ao surgimento do melasma, todavia está principalmente relacionado à predisposição genética e exposição solar. Outros fatores são o uso de anticoncepcionais e algumas medicações, além de questões hormonais”, explica o dermatologista, nutrólogo e especialista em estética Rafael Soares

MELASMA TEM CURA?

E uma questão que pode ser constante é se a elasma tem cura. O melasma não tem cura por ser uma condição genética. Mas é possível tratá-lo e controlá-lo com resultados extremamente eficazes”, constata o médico Rafael Soares. “Acompanhando o tratamento de inúmeros pacientes sempre abordo a associação de tratamentos IN & OUT e múltiplas terapias para obter resultado satisfatório”, relata o especialista em dermatologia e estética.

+++ Barreira de proteção: dermatologista fala sobre maneiras essenciais para proteger a pele

+++ Blefaroplastia: Mulheres buscam cirurgia quando o acúmulo de gordura e pele nas pálpebras atrapalham a maquiagem

Publicidade

TRATAMENTO PARA MELASMA

Ao tratar pacientes que sofrem de melasma, Rafael Soares destaca que a alimentação é fundamental no tratamento: “Cuidado com a alimentação para evitar a inflamação e aumentar as manchas. É necessário usar proteção com cremes exclusivos que blindam a pele, clareadores e tratamentos adequados ao seu perfil”, salienta. 

Segundo o dermatologista Rafael Soares, o tratamento para melasma deve ser individualizado conforme a pele da paciente. Os resultados de um tratamento disciplinado oferecem múltiplos benefícios: além de melhorar a aparência das manchas, sua ação também irá beneficiar a textura da pele.


Sobre a fonte:

O Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP. 

Publicidade

Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, assim como na nutrologia, Dr. Rafael Soares se dedicou à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou.