Publicidade

Teste de anticorpos não serve para medir o nível de proteção contra a Covid-19 após a vacinação, afirma Instituto Butantan

No intuito de combater fake news, Instituto Butantan informou que testes sorológicos não são capazes de verificar se o paciente está protegido ou não contra a Covid-19

Testes sorológicos não são eficientes para detectar o nível de proteção contra a Covid-19 – Getty Images/ Linh Pham

O Instituto Butantan enviou um alerta para a população esta semana após fake news circularem nas redes sociais em torno da vacinação contra a Covid-19. 

Publicidade

O órgão esclareceu que testes sorológicos não são capazes de verificar o nível de proteção contra a Covid-19 após a vacinação, ou seja, os testes rápidos não servem para verificar se a pessoa vacinada está protegida ou não contra a Sars-Cov-2. 

+++ Entenda melhor: Posso pegar Covid-19 depois de tomar as duas doses da vacina?

A informação foi publicada na conta oficial no Twitter do Instituto nesta terça-feira, 13, após internautas divulgarem informações de que pessoas que já foram vacinadas estão recorrendo a estes tipos de testes para medir o quão protegidos estão contra a Covid-19. 

Na publicação, o Instituto informou que a própria Anvisa já pediu que pessoas vacinadas não recorram a este tipo de teste para verificar se estão realmente imunes. 

Publicidade

Publicidade

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

A publicação veio seguida de um outro aviso sobre um vídeo que está circulando na web e divulgando desinformação em torno da CoronaVac: “Alerta! Está circulando nas redes sociais um vídeo com Fake News colocando em dúvida a eficácia da Coronavac, afirmando que um teste sorológico feito 6 meses após a vacinação não detectou anticorpos gerados pela imunização. Esse vídeo é um desserviço à saúde”. 

 

Publicidade