Entenda melhor: Posso pegar Covid-19 depois de tomar as duas doses da vacina?
Ao receber a segunda dose, o efeito do imunizante será pleno apenas após um mês
Ao receber a segunda dose, o efeito do imunizante será pleno apenas após um mês
As vezes a desinformação pode ser danosa para a saúde, principalmente quando as pessoas ignoram pesquisas que comprovam determinada tese e, é o que tem acontecido em relação as doses das vacinas contra a covid-19.
De acordo com a CNN Brasil, estudos mostraram que a proteção contra o coronavírus acontece somente entre duas e quatro semanas depois da aplicação da segunda dose. Portanto, quem tomou a primeira dose ainda não está imunizado e pode contrair o vírus.
É possível ter Covid-19 mesmo após tomar a segunda dose da vacina?
+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS
Ao receber a segunda dose, o efeito da vacina será pleno apenas após um mês – mesmo assim não totalmente, porque nenhuma vacina é 100% eficaz contra o coronavírus.
Então, um mês após tomar a segunda dose da vacina, a chance de ter a forma grave da doença, de ser internado ou morrer, praticamente deixa de existir.
Ainda perigoso
Mas, se grande maioria da população vacinada no Brasil ainda não tomou a segunda dose, isso significa que essa população continua desprotegida contra a Covid-19, ou seja, pode pegar o vírus, desenvolver a doença, e inclusive, transmiti-la para outras pessoas.