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Você tem intestino preso? Frutas vermelhas, aveia e feijão melhoram o funcionamento da flora intestinal

Sementes de chia e linhaça são uma maneira fácil de adicionar mais fibras em sua dieta

VIVA SAÚDE Publicado segunda 23 novembro, 2020

Sementes de chia e linhaça são uma maneira fácil de adicionar mais fibras em sua dieta
Você tem intestino preso? Frutas vermelhas, aveia e feijão melhoram o funcionamento da flora intestinal - Freepik

Se você faz o “número 2” menos de três vezes por semana, provavelmente você sofre de constipação, sabia?

Dois terços das mulheres brasileiras sofrem do problema, de acordo com um amplo estudo da Federação Brasileira de Gastroenterologia, que recolheu depoimentos de 3029 mulheres de 9 capitais, além do Distrito Federal. 

Para resolver esse problema não existem milagres, mas consumir os melhores alimentos para impedir o intestino preso pode ser uma grande ajuda. Uma das medidas mais efetivas para liberar o trânsito intestinal é consumir muitas fibras, e aumentar o consumo de água! 

Assim, da próxima vez que você estiver com problemas para ir ao banheiro, aposte em alguns destes alimentos para melhorar a flora intestinal:

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Frutas vermelhas

Elas estão sempre em destaque devido à sua abundância de antioxidantes, mas também são ricas em outros nutrientes essenciais. Meia xícara de amoras e framboesas contém cerca de quatro gramas de fibra cada. Meia xícara de morangos fatiados oferece cerca de metade do valor.

Quiabo

Aquele “recheio” viscoso do quiabo - que muitas pessoas não gostam -  é, na verdade, fibra mucilaginosa, ou seja, fibra solúvel que foi misturada com água e, assim, torna-se toda pegajosa, que é o que acontece com todas as fibras solúveis do trato digestivo.

Aveia 

Ela possui fibras solúveis e insolúveis – uma combinação dos sonho para pessoas com constipação. Inclua três porções de grãos integrais em sua dieta todos os dias, especialmente aveia e arroz integral.

Sementes de chia ou de linhaça

Sementes de chia e linhaça são uma maneira fácil de adicionar mais fibras em sua dieta. Polvilhar uma colherada em seu smoothie, aveia ou iogurte, ou usá-las na salada, pode promover uma refeição com o poder extra de estimulação do intestino.

Café

Enquanto não há fibra no café, algumas pesquisas mostram que ele pode estimular o movimento do intestino. Para muita gente, uma xícara de café é o passe mais rápido para a ida ao banheiro matinal.

Espinafre

Ele é cheio de fibra – uma xícara de espinafre cozido tem 4g – e contém magnésio, um mineral que pode ajudar na movimentação das fezes e é frequentemente encontrado em laxantes. 

Frutas secas, como ameixa

As ameixas são uma fonte natural de sorbitol, que ajuda a estimular a digestão, ajudando a mover a água para o intestino grosso. Elas também são ricas em fibras, com cerca de seis gramas por meia xícara. Outras opções são figos ou damascos.

Feijão

Além de rico em proteína e outros nutrientes, eles são cheios de fibra. Uma xícara de feijão-preto contém 15 g de fibras e a mesma quantidade de proteínas. Sua cor escura e rica sinaliza um alto teor de flavonoides, pigmentos vegetais que são potentes antioxidantes.

Último acesso: 06 Mar 2021 - 13:51:20 (890).