Publicidade

Com seus diversos benefícios, feijão pode ser um grande aliado do emagrecimento e pode ser ingerido no jantar

Na combinação com o arroz forma o chamado “casamento perfeito”; Veja

Feijão não é vilão no emagrecimento e pode ser consumido até no jantar – Freepik

O feijão faz falta no prato dos brasileiros e é o primeiro a despertar saudade no caso de quem visita um país do exterior. Não bastante, o sabor delicioso e a variedade de combinações possíveis no preparo, ele ainda é muito bem-visto por especialistas da saúde.

Publicidade

Isso, pois ele é fonte de diversos nutrientes e, na combinação com o arroz forma o chamado “casamento perfeito”. “O arroz é fonte de aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina. Já o feijão apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas, em contrapartida, tem pouca metionina e cisteína. A partir da junção dos dois, conseguimos garantir o aporte de todos os aminoácidos essenciais necessários“, disse a nutricionista Ana Carolina Netto para o Viva Saúde. 

De acordo com a profissional, o feijão é uma importante fonte de proteína vegetal e base da alimentação do brasileiro. “Ele é rico em ferro e ajuda no combate da anemia. Cheio fibras e em vitamina C, ele ajuda a regular o intestino, reduz os níveis de colesterol no sangue e induz à saciedade”, explicou. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Alimentação eco-friendly: faz bem para você e para o planeta; Saiba mais  
+++ VEJA TAMBÉM: Comer lanches saudáveis entre as refeições controla o apetite; Nutricionista explica!

Publicidade

 

Mas e quem quer perder peso? Deve evitar o feijão e substituí-lo? 

A resposta é não. Ele inclusive pode ser um aliado no emagrecimento. 

Publicidade

O feijão é rico em fibras, o que ajuda na sensação de saciedade. Muitas vezes, o paciente deixa de comer o feijão no almoço com medo de ser calórico e engordar, mas a tarde descompensa e ataca todos os doces da casa. A quantidade deve ser calculada individualmente por um nutricionista de acordo com a demanda e objetivo do paciente“, disse. 

De acordo com Ana Carolina, se a pessoa não apresenta nenhum desconforto gastrointestinal com o feijão, ela pode consumir a leguminosa no jantar, sem medo de ganhar peso. 

A estratégia nutricional deverá sempre ser traçada junto ao profissional”, ponderou Netto, que destaca que cada tipo de feijão tem características diferentes: “Com nutrientes e calorias específicas“. 

Publicidade

 

Dicas para tornar o feijão menos calórico e mais nutritivo 

Esse alimento ganhou cara de vilão de uns tempos para cá, no entanto, é preciso ressaltar que ele é altamente nutritivo e não precisa ser retirado da alimentação. O que devemos ter atenção são às calorias extras agregadas à preparação, como os salgados (paio, bacon e afins).

Publicidade

Outra opção para comer o alimento é junto a uma salada fria com feijão branco. No caso do feijão preto ou do feijão carioca, pode ser colocado cenoura para deixá-lo mais nutritivo.

 

O que fazer com as crianças que não gostam de feijão? 

A combinação ‘arroz e feijão’ é um prato típico do brasileiro e a maioria das famílias oferece desde cedo aos filhos. O feijão preto não é obrigatório, porém, é rico em nutrientes e fibras que compõe nem a alimentação dos pequenos. Entretanto, se houve uma não aceitação pelo feijão, as mamães podem buscar outras opções de leguminosas como as lentilhas, ervilha e grão-de-bico”, explicou.