saude   / Métodos alternativos

Você sabia? Reflexologia ajuda a amenizar asma, labirintite e até prisão de ventre

O segredo da técnica é um cuidado especial com os pés e com o corpo no geral, apertando pontos estratégicos e massageando certas áreas para tratar determinado problema

VIVA SAÚDE Publicado sexta 5 março, 2021

O segredo da técnica é um cuidado especial com os pés e com o corpo no geral, apertando pontos estratégicos e massageando certas áreas para tratar determinado problema
Você sabia? Reflexologia ajuda a amenizar asma, labirintite e até prisão de ventre - Pexels

Se você está cansada de tomar remédios que parecem não fazer efeito e procura tratamentos mais naturais para insônia, asma, labirintite e prisão de ventre, a reflexologia pode ser para você, sabia?

O segredo da técnica é um cuidado especial com os pés e com o corpo no geral, apertando pontos estratégicos e massageando certas áreas para tratar determinado problema. 

Mas como isso acontece?

Pressionar e massagear algumas áreas pode estimular e fortalecer os órgãos internos, auxiliando no processo de cura. Assim, a reflexologia ou reflexoterapia foi criada para facilitar a introdução instantânea desta terapia natural e holística para a manutenção da boa saúde.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais 

Entre os benefícios dessa técnica estão o reequilíbrio do sistema nervoso, que diminui a ansiedade e a insônia, alívio de dores agudas, melhora da circulação sanguínea e do bem estar no geral, pois tem influência na atividade intestinal e no sono, autoconhecimento, aumento da produtividade, redução da ingestão e dos gastos com medicamentos, assim como na qualidade dos relacionamentos tanto em casa como no trabalho.

E, o ideal é procurar um podólogo reflexoterapeuta para realizar o procedimento, mas isso não significa que você não possa fazer em casa algumas práticas mais simples! Você apenas precisa ter orientação do seu profissional de confiança, escolher um ambiente calmo, colocar uma música tranquila e borrifar no ambiente um aroma relaxante.

Como fazer a reflexoterapia em casa:

Relaxe os dedos dos pés – segure cada dedo com firmeza, gire cada um e puxe delicadamente.
Polegar – ele é a ferramenta mais importante da massagem. Dobre-o ligeiramente, volte à posição inicial e empurre cuidadosamente a ponta do polegar para frente.
Mão fechada – com a mão fechada em formato de “soquinho” massageie a sola dos pés, de baixo para cima, desde o calcanhar até quase chegar nos dedos.
Rotação do tornozelo – segure o pé e faça movimentos de rotação bem devagar e de ambos os lados.
Segure o pé – com uma das mão segure em torno da canela, com a outra segure a ponta do pé e pressione levemente os dedos para frente, mantendo uma força constante.
Dedos dos pés – massageie sutilmente os dedos dos pés, um por um.
Por fim, repita os procedimentos de cinco a dez vezes, cada um. 

A única contraindicação à reflexologia é para pacientes oncológicos, lactantes e diabéticos, que devem ter autorização médica para realizar essa técnica. 

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:27:28 (1725).