Publicidade

Você sabe o que é Somatização? Entenda como a nossa mente pode “criar” sintomas e doenças

O estresse acumulado em nosso dia-a-dia tem tornado efeitos como este cada vez mais comuns

Estresse e somatização – Energepic / Pexels

O estresse e a correria do nosso cotidiano estão cada vez mais intensos.

Publicidade

Assim, o cansaço acumula, o sono fica desregulado e por aí vai. Tudo isso faz com que a nossa mente seja capaz de “criar” doenças e sintomas, como forma de descarregar toda a tensão.

Esses sintomas variam desde dores em algum lugar no corpo, como a própria dor de cabeça, até, em casos mais elevados, febre, vômitos, entre outros. Ao fenômeno, damos o nome de Somatização.

Apesar de “criado” pela mente, esse efeito físico acaba por interferir muito em nossa vida, seja a pessoal, acadêmica, profissional, etc e, para complicar um pouco a situação, não é fácil de ser diagnosticado!

DIAGNÓSTICO

Publicidade

Identificar o problema é uma tarefa difícil, já que em um primeiro momento, se procuram evidências de doenças orgânicas, como um vírus ou uma bactéria, e não como uma doença psicológica.

+++ VEJA MAIS: Veja cinco motivos para você começar a praticar Pilates agora mesmo

Fora que, cada pessoa pode apresentar consequências diferentes pela Somatização… Ou seja, não há “padrões”. Varia de cada um.

Publicidade

O psicólogo Lazslo Antonio Ávila, em uma entrevista para o portal UOL, revelou alguns dos sintomas mais comuns, que podem ajudar a entender e identificar, preliminarmente, o diagnóstico.

SINTOMAS MAIS COMUNS DA SOMATIZAÇÃO:

– Queda do sistema imunológico

Publicidade

– Dores no corpo, no pescoço e dores nas costas;

– Problemas articulares;

– Enxaquecas;

Publicidade

– Formigamento nos braços e pernas;

– Zumbido no ouvido;

– Sensibilidade a luz e a cheiros;

– Insônia;

– Problemas cardiorrespiratórios, dermatológicos (principalmente as dermatites) e do sistema digestório (azia, refluxo, diarreia), respiratórios (asma e bronquite) e alergias em geral