Publicidade

Estudo mostra que mel é mais potente para tratar infecções respiratórias do que remédios convencionais

O alimento, que está presente em sobremesas, lanches e até em adoçantes, tem diversos benefícios para a saúde

Mel – Pixabay

Ah, o mel…

Publicidade

Esse nutriente, feito pelas abelhas e que é usados pelo Ser Humano a milhares de anos, já está mais que consolidado em nossa dieta, seja como um adoçante natural ou até como complemento para aquele açaí ou qualquer outro alimento.

Além de tudo isso, o mel tem importantes benefícios para a nossa saúde! A descoberta mais recente da Universidade de Oxford, que fora publicado pela BMJ Evidence-based Medicine, é a de que esse alimento pode vir a ser mais potente do que remédios, em casos de infecções respiratórias.

Os pesquisadores do projeto, Hibatullah Abuelgasim, Charlotte Albury e Joseph Lee fizeram uma análise dos resultados de vários ensaios clínicos que envolveram testes de tratamentos para infecções do trato respiratório superior.

Um dos fatos que levaram ao estudo foi o de que as bactérias que infeccionam os pulmões estavam se tornando resistentes ao mais fortes anti-bacterianos.

Publicidade

Mas vale lembrar que o mel já era bastante conhecido por ajudar no tratamento da tosse e de resfriados, inclusive, tem dados de que era usado no Egito Antigo. 

+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: Veja quais são os únicos 10 países que não tiveram nenhum caso até hoje

Os pesquisadores, para o estudo, analisaram desde medicamentos para resfriado, que são vendidos sem prescrição médica, até os mais fortes anti-bacterianos, passando também por tratamentos naturais, entre eles, o mel.

Publicidade

Em mais de 1.400 pessoas estudadas, o ingrediente produzido pelas abelhas se provou o mais eficaz entre todos os medicamentos estudados! 

Além de liderar os números em relação à tosse (36% melhor na redução da quantidade de tosse e 44% melhor na redução da gravidade da tosse), o uso dele também ajudou na redução da duração da infecção para apenas dois dias.

+++ VEJA TAMBÉM: Do funcionamento do coração até a perda de peso: Saiba como o gengibre pode ajudar na sua saúde

Publicidade

Caso você esteja se perguntando como o mel consegue esses resultados, eis a resposta: O alimento possui peróxido de hidrogênio, um famoso matador de bactérias, o que também tona útil em casos de arranhões e cortes.

Como se não bastasse, por conta da sua consistência mais grossa, torna-se ideal para tratamento de condições respiratórias.

Isso, porque a sua espessura mais densa faz com que ele seja capaz de cobrir a boca e a garganta, acalmando a irritação.

Publicidade