Publicidade

Veja dez fatos sobre o uso do celular e a saúde da coluna

O uso do celular passou a ser ainda mais presente nas nossas vidas e, como não poderia deixar de ser, os incômodos provocados por esse excesso também

Impactos do uso de celular na coluna – Pexels/Keira Burton

Ler notícias, falar com os amigos, fazer acordos de negócios, realizar transações bancárias e jogar. É possível fazer de tudo com um smartphone. Por isso, essa maquininha vive em nossas mãos. E, em tempos em que ficamos muito mais on-line, já que atualmente temos que fazer tudo de casa, essa expressão se tornou ainda mais verdadeira.

Publicidade

O caso é tão sério que um estudo da renomada universidade King’s College London apontou que a dependência dos celulares tem sido vista como um distúrbio psiquiátrico, atingindo, inclusive, as crianças. E, como todo exagero, isso também traz problemas. Por isso, pedimos ajuda ao Dr. Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, para elencar dez fatos importantes sobre essa questão relacionadas aos músculos, ossos e articulações.

+++ A importância da atividade física para quem sofre de dores crônicas

+++ Treino de manhã ou à noite? Qual opção é melhor? Especialista comenta

IMPACTOS DO CELULAR NAS REGIÕES DO CORPO

1 – A cabeça de um ser humano tem entre 3,5 e 5 quilos e, conforme vamos inclinando o pescoço para frente, ela vai ficando mais pesada. “Se o pescoço estiver curvado 15º, ele sobe para 15 quilos. Com 45º, vai para 22 quilos e com 60º, pula para 35 quilos. O pescoço não aguenta ficar tanto tempo segurando esse peso e, por isso, acabamos sentindo muita dor nessa região, explica Miller.

Publicidade

2 – Esse problema é tão recorrente que ganhou até um nome: a síndrome do pescoço de texto.

+++ Já ouviu falar em ”Síndrome do pescoço do celular”? Aprenda movimentos fáceis para aliviar a dor na região

3 – “O incômodo pode migrar para a região cervical e para os ombros, levando a problemas crônicos”, ressalta o ortopedista.

Publicidade

4 – As dores de cabeça acabam dando as caras por causa da tensão e também podem se tornar crônicas.

5 – Em longo prazo, “o problema pode levar a hérnia de disco, pois fica comprimindo os discos da coluna”, comenta Dr. Luciano Miller.

6 – As dores nos dedos, no punho e nos cotovelos também são comuns e podem evoluir para tendinites e artroses.

Publicidade

7 – Viver digitando também aumenta o risco de sofrer acidentes, de carro ou mesmo caminhando.

8 – É importante parar a cada 30 minutos de uso para fazer alongamentos no pescoço, nos ombros, nas costas e nos membros superiores.

9 – Exercícios para reforçar a musculatura dessas regiões também são importantes.

Publicidade

10 – Na hora de utilizá-lo, ao invés de ficar o tempo todo com o pescoço inclinado para frente, leve o celular à altura dos olhos.