Publicidade

Vacinação contra covid-19 no Brasil está estagnada, alerta Fiocruz

Conforme a Fiocruz, a cobertura da terceira dose no Brasil está longe do índice ideal

Fiocruz fala sobre vacinação no Brasil
Fiocruz fala sobre vacinação no Brasil – Pexels/Artem Podrez

Após o avanço da vacinação contra covid-19 no Brasil, a campanha entrou em um outro estado: estagnação. Enquanto 80% da população acima de 25 anos está com o esquema vacinal completo, a realidade para a terceira dose está longe de ser a mesma. Os dados são do boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Publicidade

Conforme a fundação, há uma “desaceleração da curva de cobertura de terceira dose, especialmente pela adesão substancialmente menor de adultos à aplicação da dose de reforço”. Enquanto a faixa de 55 a 59 anos tem 63,9% do grupo com a terceira dose, esse índice cai para 35,5% entre jovens de 20 a 24 anos e 25,2% entre 18 e 19.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS É O MAIOR DESAFIO, CONFORME FIOCRUZ

Com cerca de cinco meses desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus em crianças, a taxa de cobertura vacinal está longe de ser satisfatória. Esse ponto, inclusive, é destacado pela Fiocruz como o maior desafio, já que o índice de crianças de 5 a 11 que estão imunizadas é de 30%.

“No momento, quando o uso de máscaras tem sido desincentivado como medida de proteção coletiva e a obrigatoriedade do uso do passaporte vacinal vem sendo abandonada, a discussão a respeito da vacinação torna-se ainda mais importante, uma vez que esta estratégia se tem colocado como o único recurso atual de proteção contra a Covid-19 no país”, destacou a fundação.

Publicidade