Publicidade

Casos de covid-19 crescem nas Américas e doença não vai embora em breve, diz Opas

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), poucos países nas Américas atingiram a meta de vacinação da OMS

Maio é o mês com menos mortes por covid-19 no Brasil
Maio é o mês com menos mortes por covid-19 no Brasil – Unsplash/Glen Carrie

“Este vírus não embora tão cedo”: essa foi a afirmação da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, sobre a covid-19. Enquanto a Argentina já declarou estar passando por uma quarta onda da doença, os casos da doença voltaram a avançar nas Américas, conforme a entidade, na quarta-feira, 18. Houve um salto de 27,2% nos diagnósticos de coronavírus.

Publicidade

POUCOS PAÍSES DAS AMÉRICAS ATINGIRAM META DE VACINAÇÃO DA OMS

Um fator agravante desse cenário é que poucos países das Américas atingiram a meta de vacinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%. De 51 países da região, apenas 14 atingiram a marca, como lembra Etienne. Nessa situação, não apenas os casos aumentaram, como também as mortes e hospitalizações. Foram mais de 3.500 óbitos registrados só na última semana.

Os Estados Unidos concentram mais da metade das infecções, com 605 mil casos notificados só na semana passada. No Brasil, houve um aumento de 9%, e a América Central foi responsável pelo aumento de 80% nos testes positivos de covid-19. “É hora de fazer um balanço destes números e agir. A Covid está novamente em ascensão nas Américas”, alertou a diretora.

Ainda, o uso de recursos protetivos foi defendido por Etienne. “A máscara e o distanciamento social têm funcionado bem desde o início da pandemia e ainda são medidas válidas para diminuir a transmissão do vírus”.

OPAS PODE RECOMENDAR VACINA PARA MENORES DE 5 ANOS

Um outro ponto discutido na coletiva de imprensa foi a vacinação infantil. Segundo o diretor assistente da Opas, Jarbas Barbosa, a entidade poderá orientar a vacinação de crianças menores de 5 anos em poucos meses. Conforma Barbosa, a imunização em crianças ajuda a reduzir os contágios.

Publicidade