Vacina da Janssen está associada ao risco de desenvolver síndrome de Guillain-Barré; entenda o que é a doença
Autoridades norte-americanas alertaram para o risco do surgimento de um raro distúrbio neurológico associado à vacina da Janssen
Autoridades norte-americanas alertaram para o risco do surgimento de um raro distúrbio neurológico associado à vacina da Janssen
Autoridades norte-americanas acenderam um alerta esta semana depois de descobrirem uma ligação entre a vacina da Janssen contra a Covid-19 e o surgimento de uma síndrome rara, conhecida como Guillain-Barré.
A vacina produzida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson pode estar associada ao surgimento da síndrome rara que afeta o sistema nervoso entre pessoas recém-vacinadas com o imunizante.
+++ TERCEIRA dose das vacinas: Anvisa diz que alguns imunizantes demandarão essa etapa
100 relatos de Guillain-Barré entre aproximadamente 12,5 milhões de doses aplicadas foram identificados no país até o momento. O número indica apenas 0,0008% do total e significa uma reação raríssima. Das 100 pessoas que desenvolveram a síndrome, 95 exigiram hospitalização e uma pessoa morreu.
O que é a síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré (GBS) é uma doença neurológica rara em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente parte de seu sistema nervoso periférico (a rede de nervos localizada fora do cérebro e da medula espinhal).
Esta síndrome pode variar de um caso muito leve com uma breve fraqueza até uma forte paralisia, deixando o paciente incapaz de respirar independentemente. Felizmente, a maioria das pessoas acaba se recuperando mesmo dos casos mais graves de GBS.
Após a recuperação, algumas pessoas podem ter sequelas e apresentar algum grau de fraqueza.