saude   / Inovador

Vacina contra HIV apresenta resultados promissores em testes

O imunizante ainda precisa passar por mais duas fases de testes, sendo a última em um grupo bem maior de voluntários

VIVA SAÚDE Publicado quarta 7 abril, 2021

O imunizante ainda precisa passar por mais duas fases de testes, sendo a última em um grupo bem maior de voluntários
Vacina contra HIV apresenta resultados promissores em testes - Freepik

A IAVI (Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS) e a Scripps Research anunciaram que um ensaio clínico em fase um que testa uma vacina contra o HIV apresentou resultados promissores. Segundo os primeiros dados, 97% das pessoas que receberam a vacina apresentaram estímulo à produção de células imunes raras, necessárias para iniciar o processo de geração de anticorpos contra o vírus.

"Mostramos que as vacinas podem ser projetadas para estimular células imunes raras com propriedades específicas, e essa estimulação direcionada pode ser muito eficiente em humanos", disse William Schief, professor e imunologista da Scripps Research e diretor executivo de design de vacinas no NAC (Centro de Anticorpos Neutralizantes) da IAVI, laboratório responsável por desenvolver a vacina.

Estudo

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

O estudo realizado nos Estados Unidos contou com a participação de quarenta e oito voluntários adultos que não convivem com o vírus. Os integrantes da pesquisa receberam duas doses da vacina ou de placebo e não apresentaram nenhum problema relacionado à segurança do imunizante. A fase 1 desse estudo clínico serviu para dar início a novos ensaios que irão se aprofundar na eficiência dos resultados da pesquisa.

Após a avaliação dos resultados, a vacina ainda precisa passar por mais duas fases de testes, sendo a última em um grupo bem maior de voluntários. E, as empresas responsáveis por esse primeiro estudo agora estão preparando parceria com a empresa de biotecnologia Moderna para desenvolver e testar uma vacina baseada em mRNA, validada em seu ensaio de fase 3 da vacina contra a covid-19.

Essa abordagem, caso mostre eficácia, deve acelerar o ritmo de desenvolvimento da vacina contra o HIV. 

Último acesso: 11 Apr 2021 - 06:45:55 (1958).