Publicidade

Treino durante a gravidez: mãe comenta experiência de ter se exercitado durante toda a gestação

Com o auxílio de sua personal trainer, influenciadora Dandynha Barbosa se exercitou durante toda a gravidez; saiba como

Treino durante a gravidez: Dandynha Barbosa comenta como foi sua gestação com exercícios físicos – Instagram/ @dandynhabarbosa

Praticar exercícios físicos durante a gravidez é interessante? Ao contrário do que muita gente pensa, a resposta é sim! Os treinos são muito bem-vindos para as mamães, desde que não haja contraindicação pela parte do médico, e desde que sejam adaptados, em relação à carga e movimentos, para as gestantes.

Publicidade

Prova disso é a influenciadora Dandynha Barbosa, que sempre praticou musculação, e depois de engravidar, se dedicou ainda mais aos treinos, mas sem deixar de lado os cuidados necessários nessa nova fase.

+++ Planilha para corrida de 5km: Personal trainer e atleta compartilham sugestão de treino para corrida na rua

Em conversa com a Viva Saúde, a criadora de conteúdo contou: “Treinei a minha vida inteira, principalmente musculação nos últimos 15 anos, mas nunca fui de fazer exercícios aeróbicos. Confesso que nunca amei malhar, sempre encarei como uma coisa de fato “necessária”, tipo uma obrigação para meu bem-estar, além do físico também. Quando fiquei grávida, minha médica me liberou os treinos de musculação desde o início da gestação e costumava fazer três vezes por semana. Continuei firme e forte, e para minha surpresa, amei treinar grávida e foi maravilhoso para mim! Me senti mil vezes mais disposta, ativa e realmente me fez muito bem. Fui uma grávida muito mais animada com os treinos do que quando não estava grávida. Não fiquei uma semana sem treinar, mesmo quando entrei no 9º mês de gestação.”

 

Publicidade

Sua personal, Aline Oliveira, nos contou um pouco das alterações que os treinos da Dandynha sofreram para se adaptarem à nova fase da influenciadora, já que durante uma gravidez, mudanças tanto na intensidade de carga, quanto na escolha dos exercícios são indicadas: “Eu priorizo com ela fortalecer a cadeia posterior como costas, lombar, glúteo… Já que o centro de gravidade muda com o peso da barriga”.

Publicidade

Ela conta também que diminuiu a carga dos pesos da Dandynha em 50%, mais ou menos. Além disso, outra mudança foi quanto aos abdominais, que as gestantes não são recomendadas a fazer.

+++ ‘Chás da Imunidade’: quatro receitas caseiras para fortalecer a sua saúde

Em contrapartida, adicionar caminhadas ajuda a melhorar o condicionamento físico, principalmente se a escolha de parto for o normal, em que é preciso estar bem condicionada.

Publicidade

E os treinos pós-parto?

Após se dedicar a uma rotina saudável durante a gestação, a influenciadora contou que voltou a treinar 4 meses após o nascimento da sua primeira filha.

“Voltei a treinar há um mês mais ou menos, estou fazendo musculação duas vezes por semana e caminhada todos os dias com a Maria Valentina, disse.

Como indicado, por conta da amamentação, as atividades de Dandynha têm sido mais leves nesse início: “Quero voltar devagar, pois fiquei muitos meses parada, mesmo tendo treinado durante toda a gestação, e também por conta da amamentação, para não correr o risco de secar o leite, mas minha meta mês que vem é fazer musculação três vezes por semana”.

Publicidade

BENEFÍCIOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR PARA AS MAMÃES

Dandynha refletiu também que foi essencial treinar e fortalecer os membros superiores, principalmente a parte dos ombros, que por conta da amamentação ficam doloridos pelas longas horas segurando a bebê. “A Maria já está com 8 quilos! Então é super importante fortalecer essa área. Acho essencial a prática de exercícios físicos para as mamães, não só para o físico, como também para a saúde mental e todo o bem-estar”