Publicidade

Traumatismo craniano é sempre grave? Neurocirurgião explica sobre condição sofrida por Rodrigo Mussi

Conforme neurocirurgião, sequelas por traumatismo craniano dependem do nível do quadro; Entenda mais sobre

Neurocirurgião fala sobre traumatismo craniano – Pexels/Anna Shvets e Instagram/rodrigo.mussi

O ex-BBB Rodrigo Mussi sofreu traumatismo craniano após acidente de carro na última quinta-feira, 31. Ainda internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o último boletim médico divulgado pela sua equipe, neste domingo, 03, informou que o empresário apresentou uma grande melhora nas últimas 24h depois de ser submetido a procedimentos cirúrgicos. 

Publicidade

Rodrigo Mussi apresentou um quadro delicado, mas a pergunta que pode ficar é se todos os casos de traumatismo craniano são graves. De acordo com o neurocirurgião Dr. Nicollas Nunes Rabelo, os registros mais comuns são os traumatismos leves, caracterizado, muitas das vezes, por um quadro assintomático ou pequena dor de cabeça.

TRAUMATISMO CRANIANO LEVE É MENOS PREOCUPANTE?

Apesar de existirem casos de traumatismos leves, isso NÃO significa que quadros como esses sejam menos preocupantes e não podem evoluir para complicações. “Dependendo da cinética do trauma ou se esse paciente é muito jovem, como abaixo de 2 anos, acima de 60 anos, se usa anticoagulante, se ficou desacordado por muito tempo na cena do trauma ou persiste uma dor de cabeça, todos esses são critérios, mesmo de traumatismo leve, pode desenvolver alguma potencialidade de risco como: hematomas, hemorragias, contusões”, alertou o também diretor da SBN Ligas Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

+++ Ex-BBB Rodrigo Mussi sofre traumatismo craniano após acidente de carro

SEQUELAS DE TRAUMATISMO CRANIANO DEPENDE DE CADA CASO

Publicidade

Dor de cabeça e problemas de raciocínio e memória são algumas das sequelas que podem acometer o paciente que sofreu um traumatismo craniano, mesmo que leve. Mas, o Dr. Nicollas ressalta que tudo depende do nível do trauma e que cada caso é individual.

“Todas as vezes que eu tenho uma lesão cerebral, ou seja, um hematoma cerebral que tem um tecido muito friável, as células que sangraram morrem, acontecem um infarto. Então, isso faz com que nós tenhamos comprometimento dos circuitos das vias, tanto aferentes quanto eferentes”. Ainda, conforme o neurocirurgião, as sequelas dependem da região que foi atingida, podendo acarretar problemas de “fala, de memória de epilepsia e motoras”.

O QUE CARACTERIZA O TRAUMATISMO CRANIANO?

Segundo eliminado do Big Brother Brasil 22, Rodrigo Mussi está apresentando um progresso em sua recuperação, conforme boletim médico. “A função renal melhorou muito e movimento os braços e as pernas”, diz informação da equipe sobre o estado de saúde do empresário. O traumatismo craniano sofrido por Mussi ocorre quando o crânio bate em uma estrutura rígida, conforme o neurocirurgião Dr. Nicollas. 

Publicidade

+++ Rodrigo Mussi x acidente de carro: cinto de segurança no banco de trás salva vidas

Publicidade

+++ Como dores de cabeça podem ter relação com sangramento no cérebro?

“Precisamos entender que nossa caixa é rígida, é como se fosse um estojo e dentro dela temos um líquido, a massa encefálica, artérias e veias. Isso tudo entra em certo equilíbrio e o líquido tem como um fator de proteção. Quando existe uma aceleração e uma desaceleração muito brusca, ou seja, uma batida da cabeça, isso faz com que existam lesões dentro da cabeça que podem ser desconexões entre neurônios, hemorragias, contusões e rompimento de artéria, explica o médico. Os casos graves podem até mesmo levar o paciente ao coma. 

Fãs, famosos e ex-participantes do BBB22 estão mandando mensagens de apoio para Rodrigo Mussi após notícia do acidente de carro. “Como o carro, muitas das vezes, está em alta velocidade, ou tem um grande fator de inércia em seguida de uma parada, isso faz com que tenha um sistema de alavanca ou até mesmo de chicote, tendo problemas tanto cerebrais ou até mesmo na coluna vertebral, completa o médico.
 

Publicidade