Risco de suicídio é elevado em pacientes com câncer, segundo estudo
Autora do estudo destaca fatores que podem agravar psicológico de paciente com câncer
Autora do estudo destaca fatores que podem agravar psicológico de paciente com câncer
Publicado na revista científica Nature Medicine, pesquisadores identificaram uma relação maior no risco de suicídio em pacientes com câncer. Em 2020, foram registrados 19 milhões de diagnósticos de câncer no mundo, segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC). Receber uma notícia como essa não é fácil e pode mexer com o psicológico de pacientes de diversas formas.
A pesquisa analisou dois estudos sobre problemas de saúde mental e tentativa de suicídio com dois grupos diagnosticados com câncer, um com uma amostra de 459.542 e outro com 46.952.813. No levantamento, foi constatado que pessoas com a doença têm o dobro do risco de suicídio.
+++ Tratamento avançado contra câncer é aprovado pela Anvisa
+++ Morte de Tom Parker levanta dúvida: tumor cerebral pode ser curado?
De acordo com definição da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o termo “câncer” significa um grupo de doenças capazes de afetar qualquer região do corpo e, dependendo do tipo da doença, o psicológico do paciente pode se agravar. Um exemplo é o câncer de testículos, destacado pela autora do estudo e psicóloga do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), Cristiane Bergerot.
Outros fatores que a psicóloga evidenciou como risco de agravamento do psicológico e que pode levar um paciente com o diagnóstico de câncer a cometer suicídio são: