Transplante inédito de traqueia pode ajudar intubados por Covid-19
Hospital em Nova York anunciou que cirurgiões realizaram o que acreditam ser o primeiro transplante humano completo de traqueia bem-sucedido do mundo
Hospital em Nova York anunciou que cirurgiões realizaram o que acreditam ser o primeiro transplante humano completo de traqueia bem-sucedido do mundo
Médicos do hospital Mount Sinai, em Nova York, anunciaram ontem, dia 6, a realização de um transplante inovador que poderá ajudar pacientes com Covid-19 que sofreram danos na traqueia como resultado de intubação.
Segundo o hospital, cirurgiões realizaram o que acreditam ser o primeiro transplante humano completo de traqueia bem-sucedido do mundo e, de acordo com o hospital, é a primeira vez que a traqueia de um doador é transplantada diretamente ao receptor.
A paciente, Sonia Sein, uma assistente social de cinquenta e seis anos, sofreu danos graves na traqueia depois de ficar intubada por várias semanas por um ataque de asma há seis anos. Ela recebeu a traqueia do doador, não identificado pelo hospital, no dia 13 de janeiro, em uma operação complexa que durou dezoito horas e envolveu mais de cinquenta especialistas, incluindo cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e médicos residentes.
+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer
E, de acordo com o cirurgião e pesquisador Eric Genden, que liderou a equipe, o procedimento pode salvar a vida de pacientes com defeitos congênitos, doenças intratáveis, queimaduras, tumores e danos severos por intubação, incluindo aqueles hospitalizados por Covid-19.
“Pela primeira vez, podemos oferecer uma opção de tratamento viável a pacientes com defeitos traqueais de segmento longo que correm risco de vida”, afirmou Genden.
“É particularmente oportuno diante do crescente número de pacientes com problemas extensivos na traqueia devido à intubação por Covid-19. Tanto por causa da ventilação mecânica quanto pela natureza da doença nas vias aéreas provocada pela Covid-19, o número de casos de danos na traqueia vem aumentando”, observou.
Traqueia
A traqueia é um órgão cilíndrico e em formato de tubo que conecta a laringe aos pulmões e é essencial para a respiração e as funções pulmonares.
Sua parte interna é revestida por cílios e muco, que ajudam a remover partículas poluentes ao transportar o ar para os pulmões e, seu transplante é considerado um dos mais desafiadores, pela extrema dificuldade técnica de garantir o fluxo sanguíneo ao órgão.