Publicidade

Terceira idade: Dentre os melhores exercícios estão a hidroginástica e os alongamentos; veja mais

A musculação evita o desgaste ósseo nos idosos

Terceira idade: Dentre os melhores exercícios estão a hidroginástica e os alongamentos; veja mais – Freepik

A prática regular de exercícios físicos faz bem a todas as idades, mas, principalmente, aos idosos, já que em alguns meses de atividade já é possível sentir melhoras no equilíbrio, na força muscular, no sono, na autoestima e até na memória.

Publicidade

No entanto, sempre antes de escolher uma modalidade e começar a se movimentar é importante visitar um médico. Esse cuidado vai garantir que a prática só traga benefícios e que seja duradoura!

 

+++ VEJA TAMBÉM: Treinar em família fortalece os vínculos afetivos; Conheça mais benefícios da prática

+++ VEJA TAMBÉM: Qualidade e energia! Saiba quantas horas de sono você precisa ter por dia

Publicidade

Assim, os melhores exercícios para a terceira idade incluem:

 

Alongamentos

Publicidade

Os alongamentos, além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, melhoram também a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como arrumar a casa ou cozinhar, por exemplo. Além disso, esses exercícios ajudam a diminuir a rigidez das articulações e dos músculos e, a evitar o aparecimento de lesões.

Yoga

O Yoga varia exercícios de força com exercícios de equilíbrio, ajudando a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações. Sua prática promove o relaxamento, aumentando a sensação de bem estar e a disposição para realizar as atividades diárias.

Publicidade

Hidroginástica

Nesse exercício, todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolvendo a força e resistência do corpo, além de melhorar o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.

Musculação 

Publicidade

Ajuda a fortalecer e aumentar a resistência dos músculos, além de melhorar a postura e aumentar a densidade óssea, tornando-os mais fortes e evitando o seu desgaste e as chances de fratura.

Caminhada

Além de promoverem o convívio social, fortalecem os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco. Durante esse exercício  é importante manter as costas e os ombros eretos e usar tênis confortáveis, com amortecimento, e manter sempre o mesmo ritmo, que deve ser um pouco acelerado, diferente do ritmo que caminha normalmente.