Ajude seu filho, mas não FAÇA a lição de casa por ele! Confira 5 dicas para não atrapalhar o desenvolvimento das crianças
Especialista explica como os genitores podem auxiliar no aprendizado dos filhos da maneira mais correta
Especialista explica como os genitores podem auxiliar no aprendizado dos filhos da maneira mais correta
A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que pais e filhos tivessem que se readaptar, de forma muito repentina, ao novo normal. Com home office para os adultos e aula em casa para os pequenos, não ficou fácil sentir segurança com o desenvolvimento intelectual das crianças. E isso é compreensível.
Uma frase que os professores têm dito muito aos pais neste momento, é: “Deixe seu filho errar”.
As tentativas e os acertos fazem parte do processo, de acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Santa Maria, Antoniella Cavassin. “Os professores precisam saber onde estão as dificuldades dos alunos para poder aprofundar o assunto ou abordar o tema de uma maneira diferente. Quando os pais fazem a atividade pela criança, ou explicam a sua maneira, esse processo pode ser comprometido”, orienta.
Errar é normal no processo de aprendizado e pode, inclusive, ajudar a melhorar a qualidade do ensino.
“Entendemos que os pais querem ajudar e estão fazendo o melhor que podem para manter a normalidade”, revela Antoniella, “mas eles podem e devem contar com a escola para isso.
Confira algumas dicas que podem ajudar pais e filhos:
1) Acompanhar não é fazer
Com a pandemia, os pais estão mais próximos e participativos do processo educativo, mas isso não significa que é de responsabilidade deles realizar as atividades. É preciso orientar, manter a rotina e estimular as crianças, mas fazer as tarefas e praticar o que foi aprendido em sala é dever dos estudantes.