Publicidade

Superalimento X alimento funcional para saúde da mulher: nutricionista explica

Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da Greenpeople, explica como o superalimento pode ser benéfico para a saúde da mulher; confira!

Superalimento X alimento funcional para saúde da mulher: nutricionista explica
Superalimento X alimento funcional para saúde da mulher: nutricionista explica – Foto: Freepik

Superalimento é uma característica dos alimentos com uma altíssima densidade e qualidade nutricional. São alimentos com concentrações muito altas de determinados nutrientes, que consumidos em pequenas quantidades, tem grande impacto na vida das pessoas. Matcha, spirulina, açaí, alimentos ricos em fibras prebioticas como batata yacom e cúrcuma são alguns deles.

Publicidade

Não são alimentos básicos que a gente está acostumado a consumir como arroz, feijão, batata inglesa para bater meta calórica do dia. Eles possuem uma concentração muito alta de micro nutrientes, vitaminas, minerais e outros nutrientes com outras funcionalidades no corpo como antioxidantes, anti-inflamatórios e tenham papéis na influência dos nossos hormônios. Alimentos super concentrados em determinados nutrientes.

Os alimentos funcionais já tem uma terminologia já conhecida, até dentro do mundo acadêmico, que além de nutrir e fazer o básico da nutrição, eles têm funcionalidade no nosso corpo. Por exemplo: verduras como chicória e aveia, possuem fibras probióticas. Além de nutrir, consumir regularmente, por exemplo, melhoram nossa microbiota intestinal.

Alguns superalimentos também são considerados alimentos funcionais, tipo o café, que é convencional, mas tem funcionalidade, já que contem cafeína e ela tem papel especial no nosso estado de alerta, estimulando nossa atenção, funções cognitivas e influencia também no metabolismo, intensificando nosso gasto calórico. A diferença entre os funcionais e super alimentos é bastante sublime por conta de que muitos super alimentos são funcionais, mas nem todos funcionais são super alimentos.

A saúde da mulher envolve diversas questões, como hormonal, ciclo menstrual e estética e envolvem as peculiaridades femininas. Diversos alimentos devem fazer parte do dia a dia da mulher para que a gente consiga tratar e prevenir males e doenças que possam vir aparecer, como as crônicas.

Publicidade

Superalimento X alimento funcional para saúde da mulher

– Ciclo menstrual: sabemos que o óleo de borragem, que é fonte ômega 9, tem uma ação diretamente nesse momento da tpm, auxiliando na estabilidade dos hormônios. Pode ser encontrado em alguns suplementos, não é tão comum na nossa cozinha do dia a dia.

Outra questão é trabalhar a cafeína presente no chá verde e café como estimulante pros momentos de cansaço, de queda de energia que estão relacionados a própria tpm. Nesse momento pré-menstrual, comer mais legumes e frutas, menos sal e ricos em sódios e gorduras, porque é um momento que a mulher incha mais, tem retenção. Algumas ervas e chás auxiliam a retenção de líquido como hibisco, presente em alguns chás, tem ação diurética, pode usar dias que antecedem a tpm e no próprio período.

– Pele: quando falamos da pele, falamos muitas vezes da elasticidade, a vivacidade. Uma pele mais viçosa depende de alguns fatores como ambientes e hormonais, mas a alimentação tem um papel muito importante, estimulando regeneração, evitando a degradação das fibras de colágeno e aumentando a hidratação da pele.

Publicidade

E como podemos interagir, nesse sentido, com a alimentação? Primeiro, ter uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e castanhas e sementes, leguminosas, ricos em compostos bioativos de ação antioxidante, principalmente a vitamina C que age induzindo a síntese da fibra de colágeno.

Qual papel do antioxidante? Ele neutraliza as substâncias endógenas que nós produzimos e as tóxicas que entramos em contato como poluição e acúmulo das toxinas no tecido faz com que nossas células não consigam se regenerar assim como deveriam. Eliminar essas toxinas é o papel dos antioxidantes. Quanto mais cores no dia, mais antioxidantes na dieta. E neutralizando esses fatores que atrapalham o desenvolvimento da célula, a gente faz com que a pele se mantenha mais jovem. Pra essa regeneração acontecer, uma dieta equilibrada sem carência proteica.

Na vida da mulher, a variação de humor é comum devido à questão hormonal e ciclo menstrual. O que nós fazemos é tentar manter a saúde em dia e manter a alimentação adequada como deve ser sempre.

Publicidade

Isso significa períodos longos sem se alimentar que gera queda de energia e estimula o mau humor e consumir produtos que sejam precursores do hormônio do bem-estar como vegetais e alimentos ricos em triptofano, o chocolate, o cacau mais especificamente, pode está presente no dia a dia sem exagero, cacau 70% de preferência, e levar esse período mais na esportiva, relaxar, se divertir e ter uma vida mais plena pra sofrer menos.