Substâncias contra câncer em plantas amazônicas são alvos de estudo
Pesquisa de tratamento contra câncer com plantas amazônicas está em estágio inicial
Pesquisa de tratamento contra câncer com plantas amazônicas está em estágio inicial
Plantas amazônicas são estudadas por cientistas na busca de um tratamento contra câncer. A Piper é o gênero que está no alvo dos pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC). No momento, o estudo terá duas partes: a primeira será a triagem de extratos e a segunda será para identificar moléculas bioativas que possam ter um efeito no corpo.
À CNN, a pesquisadora Renata Takeara Hattori disse que a extração de fenólicos de plantas amazônicas é um caminho para a análise de moléculas e desenvolvimento de novos produtos fármacos. “O bioma amazônico estimula a busca por novos princípios ativos para serem aplicados no controle e tratamento do câncer”.
+++ Paciente com câncer terminal é salvo por transplante duplo de pulmão
+++ Pedro Scooby no BBB: jejum faz células boas ‘comerem as cancerígenas’?
“Desafiadora”: essa é uma das características da pesquisa para um tratamento com as plantas amazônicas, segundo Hattori. Isso porque o processo é longo e rigoroso, pois deve “garantir a rastreabilidade, segurança, eficácia terapêutica e minimizando os efeitos colaterais”. Ainda, a pesquisadora ressalta que o estudo está em sua fase inicial e precisa percorrer diversas etapas até ensaios clínicos.
Aliás, dentre as espécies da Piper da Amazônia, estão: