saude   / Covid-19

SP recebe maior remessa de matéria-prima para vacina do Butantan

A carga vinda da China desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 6h12 e corresponde a catorze milhões de doses

VIVA SAÚDE Publicado quinta 4 março, 2021

A carga vinda da China desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 6h12 e corresponde a catorze milhões de doses
SP recebe maior remessa de matéria-prima para vacina do Butantan - Pexels

O governador João Doria, o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn e o diretor do Instituto Butantan Dimas Covas acompanharam nesta quinta, dia 4, a chegada da maior remessa de matéria-prima até o momento para produção local da vacina do Butantan contra o coronavírus. A carga vinda da China desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 6h12 e corresponde a catorze milhões de doses.

Esta é a maior de todas as remessas que já chegaram, e com ela o Butantan, o Governo de SP fornece ao Brasil um total de 35 milhões de doses da vacina, para salvar os brasileiros. E o que mais precisamos é de vacinas, não apenas a do Butantan mas de outras também. Nós estamos entrando nas duas mais graves semanas da Covid-19. Estamos à beira do colapso em todo Brasil, só há uma salvação, além dos cuidados do uso de máscara e não aglomerações, são as vacinas. São Paulo e o Butantan estão cumprindo o seu papel fornecendo 100 milhões de vacinas”, disse Doria.

O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan e do Governo do Estado no desenvolvimento do imunizante, conta com com 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). A carga chegou em um voo da companhia aérea TAP e passou por escalas em Helsinque, na Finlândia, e Lisboa, em Portugal.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à "Covid longa"

E, as doses de vacina são envasadas, rotuladas, embaladas e passam por um rígido controle de qualidade no Butantan antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do PNI (Programa Nacional de Imunizações), coordenado pelo Ministério da Saúde.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 06:13:29 (1713).