Publicidade

Soc. de Oncologia Pediátrica faz alerta sobre uso de máscara: ”Ainda estamos em pandemia”

”Apesar dos governos terem retirado a obrigatoriedade do uso da máscara, é importante ressaltar que ainda estamos em uma pandemia”, diz oncologista pediátrica da SOBOPE

Soc. de Oncologia Pediátrica faz alerta sobre uso de máscara: ”Ainda estamos em pandemia” – Foto: jcomp / Freepik

Nas últimas semanas, várias cidades brasileiras iniciaram o processo de flexibilização do uso de máscara em locais abertos e fechados e, com isso, surgem diversas dúvidas sobre o tema, principalmente sobre qual a conduta adequada para pessoas com comorbidades, como os pacientes oncológicos.

Publicidade

Soc. de Oncologia Pediátrica faz alerta sobre uso de máscara

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) recomenda que crianças e adolescentes em tratamento oncológico mantenham as medidas preventivas, entre elas: uso de máscara, higienização das mãos com sabão e/ou álcool gel e evitar aglomerações.

+++ Síndrome de Down: especialistas pedem mudança da nomenclatura para ‘Trissomia 21’

“Apesar dos governos terem retirado a obrigatoriedade do uso da máscara, é importante ressaltar que ainda estamos em uma pandemia. A vacina não é tão eficaz nessa população e, com isso, ela possui o risco de desenvolver a doença de forma grave. A máscara e a higienização das mãos continuam sendo muito importantes para este grupo de pacientes e seus familiares”, afirma a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica e membro da diretoria da SOBOPE.

Além destas medidas, a Sociedade ressalta que é fundamental manter o esquema vacinal completo, conforme calendário do Ministério da Saúde, para reforçar a imunização. Vale lembrar, ainda, que os pequenos em tratamento devem receber a dose duas semanas antes da quimioterapia ou uma semana depois, sempre que possível.

Publicidade

+++ Vacina Sputnik V tem avaliação adiada pela OMS