Publicidade

Salmonella: quais sintomas acendem alerta sobre a doença? Saiba!

A intoxicação por Salmonella pode levar à óbito se não tratada, principalmente em crianças menores de 8 anos

Salmonella: quais sintomas acendem alerta sobre a doença? Saiba! – Freepik

Na semana passada, a Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, anunciou o recall do chocolate em diversos países, após crianças, a sua maioria, menores de 10 anos terem sido intoxicadas pela Salmonella Typhimurium após consumirem o produto.

Publicidade

Salmonella: o que é?

A salmonella é uma bactéria que pode causar uma infecção chamada salmonelose, popularmente conhecida como intoxicação alimentar e gastroenterite.

“A doença é dividida em salmonelose não tifoide, na qual o paciente fica doente por um determinado período, apesar dos sintomas severos, e são poucas as chances de óbito, e a febre tifoide (causada pela Salmonella typhi), em que o paciente precisa de atendimento médico urgente por conta de elevadas taxas de óbito”, de acordo com artigo do site Rede D’or São Luiz.

A doença ocorre devido a ingestão de alimentos contaminados e que não tenham sido cozidos ou lavados da forma correta, como como ovos, carnes mal cozidas, leite não pasteurizado e até mesmo a água.

Também pode haver transmissão de pessoa para pessoa. Por isso, a higiene na preparação de alimentos é fundamental e a limpeza das mãos após o uso do banheiro.

Publicidade

+++ Esclerose múltipla: cientistas encontram relação de vírus com a doença

+++ Will Smith: quando o sentimento de rejeição é sinal de transtorno psicológico?

SINTOMAS

Essa intoxicação pode levar à óbito se não tratada, principalmente em crianças menores de 8 anos e os sintomas mais comuns incluem diarreia, dor de cabeça, febre, cólicas estomacais, náuseas, cansaço e vômitos.

Publicidade

TRATAMENTO

Existem algumas possibilidades de tratamento para a salmonelose.

A condição não tifoide é uma doença autolimitada, onde o paciente acaba superando os sintomas depois de uma janela de uma semana. 

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Publicidade